O atraso do pagamento da última parcela do IPVA 2025 pode gerar dívidas ativas (Foto: Adobe Stock)
A temporada de pagamentos do IPVA 2025 – o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – está na reta final. Em São Paulo, o vencimento da quinta e última parcela começa nesta terça-feira (13) para veículos com placa final 1. Para os demais finais de placa, os prazos seguem até o dia 24 de maio. Essa última parcela se refere apenas a automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares; os demais veículos como caminhões e caminhões-tratores passam a quitar o imposto apenas em setembro deste ano.
Vale ressaltar que o não pagamento de qualquer parcela gera uma multa diária. Além disso, a dívida pode ser inscrita na Dívida Ativa do Estado, e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual (cadastro que reúne os nomes de pessoas físicas e jurídicas com débitos pendentes com órgãos e entidades da administração pública estadual). Dessa forma, não deixar o prazo passar é essencial, e entender como pagar de forma fácil e eficiente garante a quitação do IPVA 2025 sem estresse.
O que é o IPVA e quem deve pagar o imposto
O IPVA é o tributo pago por todos os proprietários de automóveis, sejam esses veículos carros de passeio, como carro e moto; até automóveis utilizados para serviços, como ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor, entre outros. Dessa forma, todas as pessoas e empresas que possuem veículos, seja para uso próprio ou para trabalho, devem pagar anualmente o imposto.
Apesar de constar no artigo 155 da Constituição, que estabelece o Senado Federal como determinador das alíquotas mínimas, cada estado do país pode determinar o valor das suas taxas IPVA, a partir de tipo de veículo, função e modelo do automóvel.
Não pagam o IPVA, em alguns estados, pessoas que possuam algum tipo de deficiência (PcD) e proprietários cujos veículos tenham mais de 10, 15 ou 20 anos. Em algumas partes do país, taxistas e organizações filantrópicas sem fins lucrativos também podem ser isentos do pagamento do tributo.
Como saber o valor a ser pago e realizar o pagamento
O valor a ser pago pelo tributo varia de acordo com marca, modelo, e função do veículo. O cálculo funciona da seguinte forma: o valor do IPVA é igual ao valor venal do veículo (estimativa feita pelo Poder Público de quanto custa aquele bem), que pode ser consultado através da tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, multiplicado pelo valor da alíquota.
Por exemplo, se o valor venal do veículo é de R$ 50 mil, e a taxa em cima de um carro de passeio é 4% no estado de São Paulo, o resultado dessa conta seria R$ 2 mil de IPVA. Essa taxa mínima também varia de acordo com o tipo do veículo e estado. Em São Paulo, as alíquotas estabelecidas são:
Tipo de Veículo
Alíquota
Caminhões
1,5%
Ônibus e micro-ônibus
2,0%
Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros)
2,0%
Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos
2,0%
Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo “flex”
4,0%
Veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras
1,0%
O pagamento pode ser realizado tanto como cota única, em um único pagamento integral do imposto, ou parcelado em até cinco vezes. No caso de hoje – e até 24 de maio – será realizado o pagamento da última parcela do IPVA 2025 de São Paulo.
Essa e qualquer outra parcela podem ser pagas das seguintes formas: através de PIX, gerando o QR Code no sistema da Secretaria da Fazenda de São Paulo; ou através de bancos licenciados a partir do número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e placa do automóvel.
Calendário de pagamento da última parcela do IPVA 2025
Já é possível pagar a última parcela do imposto para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares com placas que terminam em número 1. Contudo, o pagamento segue até o dia 24 de maio, com cada dia destinado a um final de placa diferente. Veja o calendário completo abaixo:
Final da Placa
Vencimento da 5ª Parcela
1
13 de maio
2
14 de maio
3
15 de maio
4
16 de maio
5
17 de maio
6
20 de maio
7
21 de maio
8
22 de maio
9
23 de maio
0
24 de maio
Caso o proprietário do veículo não pague o IPVA 2025 na data de vencimento, o motorista receberá uma multa diária de 0,33% mais juros com base na taxa Selic, até que o pagamento seja realizado. Após dois meses, a multa passa a ser de 20% em cima do valor do tributo.
Além disso, vale ressaltar que a dívida pode ser inscrita no Dívida Ativa do Estado, e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual. Com essa inscrição, a Procuradoria Geral do Estado também pode cobrar o valor em aberto por meio de protesto em cartório.
O não pagamento do IPVA 2025 também impede o licenciamento do veículo; e, se ele continuar circulando após o prazo estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pode ser apreendido, o proprietário estará sujeito a multa e ainda receberá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).