O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo anual obrigatório para proprietários de veículos, independentemente de seu uso, seja para passeio ou trabalho. Em 2025, cada estado brasileiro estabelece seu próprio calendário de vencimentos, permitindo o pagamento em cota única, com desconto, ou de forma parcelada, conforme as regras locais.
Em Minas Gerais, as datas de vencimento da 1ª parcela ou do pagamento em cota única variam de hoje (3) até 7 de fevereiro. Vale lembrar que apenas a cota única garante o desconto de 3%. Confira o calendário completo:
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A tabela de valores do IPVA 2025 de MG tem a base de cálculo publicada anualmente no Diário Oficial do Estado (DOE/MG), e leva em consideração os seguintes aspectos: espécie, marca, modelo, potência, capacidade máxima de tração e carga, ano de fabricação e tipo de combustível utilizado. Para acessar o arquivo disponibilizado pelo governo e conferir a tabela completa, clique aqui.
Assim, é possível consultar o valor do IPVA do ano corrente fornecendo os dados do RENAVAM, existentes no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Inclusive, basta que o condutor acesse esta página oficial da Secretaria do Estado da Fazenda (SEF) e preencha com seus dados.
Pagamento do IPVA 2025
O pagamento do IPVA pode ser realizado de duas formas, segundo a SEF: por meio de uma cota única (com desconto de 3%) ou em até 3 parcelas consecutivas (sem desconto), com um valor mínimo de R$ 50,00.
Os proprietários podem emitir a guia do IPVA de diferentes formas:
- Guia Normal: Para o pagamento do IPVA e da Taxa de Licenciamento, basta acessar o sistema com o número do RENAVAM do veículo;
- IPVA Autuado: Caso o IPVA esteja em processo tributário administrativo (PTA), já esteja inscrito em dívida ativa ou protestado, o pagamento pode ser feito com a emissão de um Documento de Arrecadação Estadual (DAE), consultando pelo CPF ou CNPJ do proprietário;
- Parcelamentos: Para quem já fez um acordo de parcelamento do IPVA, é possível emitir a segunda via do DAE com as parcelas vencidas e a vencer, usando o número do parcelamento ou CPF/CNPJ;
- IPVA Complementar para Locadoras: Empresas locadoras podem gerar a guia para pagamento do IPVA complementar pelo número do RENAVAM.
O pagamento do IPVA pode ser feito em bancos credenciados, como o Banco do Brasil, o Mais BB, Itaú, Bradesco etc., basta apresentar o número do RENAVAM com o CRLV.