A Itaú Asset Management, gestora de recursos do maior banco brasileiro, e a E Fund Management, maior gestora da China, assinaram um acordo para manterem um “diálogo estratégico” e buscarem colaboração em “múltiplas plataformas”, de acordo com um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira (16).
Leia também
A E Fund tem US$ 464 bilhões sob gestão, enquanto a Itaú Asset tem R$ 906 bilhões em ativos e mais de 2,6 milhões de clientes. A gestora chinesa tem como clientes não só pessoas físicas, mas também grandes investidores institucionais, incluindo bancos centrais, fundos soberanos, fundos de pensão e seguradoras.
A ofensiva do Itaú vem em um momento de crescimento dos negócios entre o Brasil e a China. Em 2024, as relações diplomáticas dos dois países completam 50 anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O co-chairman da E Fund, Xiaoyan Liu, destaca que a gestora chinesa está acelerando sua estratégia de internacionalização. “A cooperação e a troca com a Itaú Asset vai ajudar a E Fund a oferecer uma gama mais diversificada de produtos e serviços”, afirma no comunicado. A parceria, explica o chinês, também servirá como uma ponte para os investidores no Brasil investirem no país asiático. “Vamos explorar com a Itaú Asset um amplo conjunto de possibilidades para colaboração.”
A Itaú Asset também vê na estratégia um passo a mais em sua expansão internacional, segundo o chefe de Gestão de Investimentos Globais na gestora, Carlos Augusto Salamonde. “A parceria com a E Fund está alinhada com a agenda estratégica da Itaú de sempre buscar as melhores oportunidades de investimento para nossos clientes, em qualquer cenário e com diversificação geográfica e de ativos”, afirma ele na nota.