(Ilana Cardial, Estadão Conteúdo) – O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 50,2 em julho para 48,9 em agosto, na leitura preliminar do indicador. Em pesquisa realizada pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank, o resultado abaixo do marco de 50 sinaliza contração na economia japonesa.
O PMI industrial recuou de 49,7 para 48,3, no menor nível em 11 meses e com resultado indicando contração pelo segundo mês seguido. Já o PMI de serviços cedeu de 50,3 para 49,2 no período, na primeira contração do setor de serviços desde março.
Economista na S&P Global Market Intelligence, Usamah Bhatti comenta, em nota, que o resultado mais recente demonstra que o setor privado japonês caiu pela primeira vez desde fevereiro, no meio do caminho para o terceiro trimestre. “Os dados de agosto sinalizaram a segunda leitura mais fraca do índice composto até agora este ano, ainda que a taxa de deterioração tenha sido leve”, escreveu.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Economista na S&P Global, Usamah Bhatti, vê que o resultado demonstra que o setor privado japonês caiu pela 1º vez desde fevereiro