- O Banco Central divulgou que a taxa de juros para cartão de crédito para cliente rotativo é de 417,4% em fevereiro
- No cheque especial, a taxa de juros cobrada subiu 6,3 pontos, para 137,4% em fevereiro.
O Banco Central divulgou que a taxa de juros para cartão de crédito para cliente rotativo é de 417,4% em fevereiro, um aumento de praticamente 6%, em contraponto com os 411,5% vistos em janeiro. No cheque especial, a taxa de juros cobrada subiu 6,3 pontos, para 137,4% em fevereiro.
Leia também
A taxa do parcelado do cartão aumentou 7,6 pontos para 189,6%, fazendo com que a taxa de juros total do cartão de crédito variasse de 94,9% para 101,4% em fevereiro.
O rotativo e o cheque especial são utilizados amplamente em momentos de dificuldade financeira. Ele é um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento não é feito.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No caso de inadimplência do cliente, o banco deverá parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma para quitar a dívida em condições mais vantajosas dentro de 30 dias.
O problema dessa modalidade, no entanto, são os juros extraordinários, que podem fazer com que o trabalhador se endivide ainda mais. Uma pesquisa realizada pela fintech Pagaleve, enviada com exclusividade para o E-Investidor, mostrou que de maio e junho de 2022, do total de consumidores que já atrasaram o pagamento do cartão de crédito ou pagaram parcialmente a fatura, 58% têm uma percepção dos encargos inferior à média cobrada no mercado.
A falta de conhecimento sobre as taxas de juros cobradas, principalmente no cheque especial e no rotativo, podem virar uma bola de neve de pagar as contas. Para que isso não aconteça com você, confira essa reportagem.