• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Piora da percepção fiscal mantém taxas de juros em alta na sessão

O exterior trouxe alguma apreensão pela via indireta, do câmbio, com a eleição dos EUA no foco dos investidores

Por Denise Abarca

16/10/2024 | 19:05 Atualização: 16/10/2024 | 19:05

Juros (Foto: Adobe Stock)
Juros (Foto: Adobe Stock)

Os juros futuros fecharam a quarta-feira em alta, pressionados pela percepção negativa do cenário fiscal. O exterior trouxe alguma apreensão pela via indireta, do câmbio, com a eleição dos Estados Unidos no foco dos investidores.

Leia mais:
  • Ibovespa hoje tem 3ª sessão seguida de ganhos com força da Vale (VALE3)
  • Juros americanos recuam à espera de novos estímulos
  • Bitcoin avança tentando retomar o patamar dos US$ 70 mil com apetite por cripto
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 fechou em 12,64%, de 12,61% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2027, em 12,81% (de 12,73% ontem). A taxa do DI para janeiro de 2029 avançou de 12,72% para 12,82%.

Com as taxas longas subindo mais do que as curtas, a curva ganhou inclinação, movimento típico de momentos de tensão fiscal. O mercado se assustou com os projetos encaminhados ao Congresso que afrouxam regras para que empresas públicas saiam da contabilidade tradicional e passem a gastar como instituições independentes, mesmo que ainda dependam de dinheiro do Tesouro. O Ministério do Planejamento, que assina a proposta, diz que a mudança melhora a situação fiscal, pois hoje os recursos próprios dessas estatais também acabam entrando no Orçamento e concorrem com outros gastos da administração.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os problemas da medida, a Warren Investimentos aponta possível falta de transparência, dado que haverá ausência do registro das operações no Siafi, e a alegação de que as empresas se tornariam mais eficientes e menos dependentes do Tesouro não parece adequada. “Não é a falta de contrato de gestão que as faz menos eficientes ou dependentes. Nada as impede de se tornarem independentes e, assim, deixarem de integrar o orçamento federal”, afirma.

No fim da manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “não há hipótese de tirar as estatais do arcabouço” Segundo ele, o projeto explora a possibilidade de se reduzir o aporte federal feito nessas companhias e admitiu que, se necessário, pode fazer ajustes na redação para deixar a proposta mais clara. “O objetivo da medida é exatamente o contrário. É fazer com que a estatal não dependa mais de recursos orçamentários”, disse Haddad, que falou com a imprensa porque, segundo ele, o assunto estaria trazendo “muito ruído”.

As declarações conseguiram aliviar pontualmente a pressão da curva, com as taxas de curto e médio prazos chegando até mostrar leve sinal de baixa no começo da tarde e as longas reduziram a alta, mas depois retomaram o ritmo. “O mercado não dará o benefício da dúvida ao governo e quer ver ações de fato. Talvez um aval de Lula ajude e também um compromisso de que deputados petistas vão colocar a digital para aprovar os projetos”, afirmou o economista-chefe da Meraki Capital, Rafael Ihara.

Na mesma linha, o economista-chefe da Terra Investimentos, João Mauricio Rosal, diz que o mercado “precisa do aval de Lula”. Segundo ele, há uma certa angústia trazida pela percepção de que nada na revisão de gastos deve ser definido antes do segundo turno. “Até o fim da eleição, não teremos uma publicidade das medidas, e a tendência é seguirmos com esse fluxo confuso de notícias”, avalia.

Publicidade

No exterior, os juros dos Treasuries e dos bônus europeus estiveram em baixa, mas sem conseguir contagiar as taxas locais, que, além da seara fiscal, ficaram sujeitas também às variações do câmbio. O dólar se firmou em alta à tarde, para fechar em R$ 5,6651 (+0,14%). “O real e o peso mexicano estão sofrendo juntos por causa do ‘trade Trump’. Nos últimos dias, Trump abriu uma margem boa em relação a Harris nas casas de aposta e começou a fazer preço”, afirmou Ihara.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Eleições EUA
  • Fernando Haddad
  • Juros
  • Juros DI
  • Treasuries
Cotações
10/11/2025 14h39 (delay 15min)
Câmbio
10/11/2025 14h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como garantir renda vitalícia na aposentadoria: 4 estratégias que funcionam

  • 2

    Black Friday 2025: confira guia dos gigantes online para economizar de eletrônicos a itens de casa e moda

  • 3

    Acima do Black: os novos cartões de luxo que disputam o público de altíssima renda

  • 4

    Balanços da semana: Nubank, Banco do Brasil e Natura aquecem a reta final da temporada do terceiro trimestre; confira o calendário

  • 5

    Consórcio imobiliário é investimento? Entenda como usar a modalidade para organizar e ampliar patrimônio

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quando sai o balanço do Banco do Brasil (BBAS3)? Veja horário e expectativas para o resultado
Logo E-Investidor
Quando sai o balanço do Banco do Brasil (BBAS3)? Veja horário e expectativas para o resultado
Imagem principal sobre o Demitidos por justa causa têm direito ao 13º salário? Entenda
Logo E-Investidor
Demitidos por justa causa têm direito ao 13º salário? Entenda
Imagem principal sobre o Loteria Federal: qual o valor do prêmio da Quartou?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: qual o valor do prêmio da Quartou?
Imagem principal sobre o Como recuperar a senha do cartão Bolsa Família por telefone
Logo E-Investidor
Como recuperar a senha do cartão Bolsa Família por telefone
Imagem principal sobre o 13º salário: veja como é feito o cálculo do valor proporcional para quem foi demitido
Logo E-Investidor
13º salário: veja como é feito o cálculo do valor proporcional para quem foi demitido
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: o que fazer com o empréstimo?
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: o que fazer com o empréstimo?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: qual deve ser a renda familiar para solicitar?
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: qual deve ser a renda familiar para solicitar?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que acontece com quem não tem acesso à biometria?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que acontece com quem não tem acesso à biometria?
Últimas: Tempo Real
Ibovespa crava mais um recorde e surfa onda global de otimismo com avanço nas negociações nos EUA; confira a análise intradiária
CONTEÚDO PATROCINADO

Ibovespa crava mais um recorde e surfa onda global de otimismo com avanço nas negociações nos EUA; confira a análise intradiária

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Banco da Inglaterra lança consulta pública sobre regulamentação de stablecoins
Tempo Real
Banco da Inglaterra lança consulta pública sobre regulamentação de stablecoins

De acordo com o BoE, a medida prepara um futuro onde novas formas de dinheiro digital possam ser amplamente usadas

10/11/2025 | 12h40 | Por Isabella Pugliese Vellani
Pix impulsionou inclusão financeira e bancarizou 90% dos brasileiros, diz Campos Neto
Tempo Real
Pix impulsionou inclusão financeira e bancarizou 90% dos brasileiros, diz Campos Neto

Segundo ex-presidente do BC, o sistema de pagamentos instantâneo viabilizou modelos de negócios de empresas pequenas

10/11/2025 | 12h34 | Por André Marinho
Quando sai o balanço do Banco do Brasil (BBAS3)? Veja horário e expectativas para o resultado
Tempo Real
Quando sai o balanço do Banco do Brasil (BBAS3)? Veja horário e expectativas para o resultado

Lucro fraco no 2º trimestre e alta da inadimplência aumentam a atenção dos investidores sobre o resultado do Banco do Brasil, que será divulgado em 12 de novembro

10/11/2025 | 12h09 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador