Os juros dos Treasuries avançaram hoje e o rendimento da T-note de 10 anos chegou perto de seu maior nível em mais de uma década, ao operar em 3,468% na máxima intraday. O foco do mercado segue na decisão de semana que vem do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed), que deve elevar os juros em 75 pontos-base pela terceira reunião consecutiva, segundo sugerem as expectativas do mercado.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos subia a 3,868%, o da T-note de 10 anos avançava a 3,451% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 3,478%.
Em meio ao período de silêncio do Fed – que dura até a coletiva de imprensa do presidente Jerome Powell semana que vem, após a reunião do Fomc – investidores esperavam mais clareza sobre o movimento do BC com a rodada de indicadores sobre atividade nesta manhã.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Saíram números de vendas no varejo, produção industrial e pedidos de auxílio-desemprego, que juntos pintaram um quadro misto insuficiente para mover as expectativas para o Fed. Desta forma, manteve-se majoritária (80%) a expectativa por elevação de 75 pontos-base do juro americano, com chance menor (20%) para alta de um ponto porcentual, segundo levantamento do CME Group.
Para o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), existe a possibilidade de que o Fed exagere no aperto monetário e tenha que desacelerá-lo antes do previsto, em cenário que pode ajudar ativos de mercados emergentes.
Na leitura da Oxford Economics, o ciclo de aperto monetário atual apresenta um desafio para investidores. A consultoria espera que os juros dos Treasuries cheguem ao pico dois ou três meses antes da última elevação dos Fed funds, que deve ocorrer daqui a mais ou menos um trimestre, diz.