Últimas notícias

Juros podem subir mais se for necessário, diz Serra, do BC

O diretor do BC destacou que o canal de transmissão da política monetária pelo câmbio está mais eficiente

Juros podem subir mais se for necessário, diz Serra, do BC
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • Serra disse ainda que é importante para o processo de desinflação brasileiro que a inflação global retorne para o nível de 2,0%, com a ação dos bancos centrais de países desenvolvidos.

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra, disse há pouco que a autarquia tem instrumentos para combater uma eventual volatilidade adicional do câmbio, por exemplo, aumentando mais a taxa Selic caso o juro global suba.

“Temos instrumentos para combater uma eventual volatilidade adicional do câmbio”, disse Serra. “Se precisar subir mais o juro porque o juro global sobe, a gente também pode fazer. O que a gente não tem instrumentos para controlar é a demanda global pressionando a inflação.”

Em evento organizado pela Câmara Espanhola e pelo escritório Pinheiro Neto Advogados na manhã de hoje, em São Paulo, Serra afirmou que o processo de desinflação do País deve começar em maio. O diretor do BC destacou que o canal de transmissão da política monetária pelo câmbio está mais eficiente este ano do que no ano passado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ver a performance do câmbio na margem nos últimos 12 meses, seis meses, year-to-date no acumulado do ano, o real é uma das melhores moedas do mundo, o que faz sentido nesse momento em que o Brasil se beneficia do choque de oferta global”, afirmou. “É bom para a condução da política monetária.”

Serra disse ainda que é importante para o processo de desinflação brasileiro que a inflação global retorne para o nível de 2,0%, com a ação dos bancos centrais de países desenvolvidos. “Nossos modelos estão calibrados para um ambiente de inflação global por volta de 2,0%. Se não for o caso, é possível que os modelos não funcionem tão bem”, afirmou.

Para o diretor do BC, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, e os outros bancos centrais desenvolvidos parecem comprometidos em levar a inflação de volta para as metas. Ele destacou que o choque de commodities agora é similar ao choque do petróleo de 1970, mas disse que os bancos centrais estão mais bem equipados para combater a inflação.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos