Últimas notícias

Kashkari, do Fed, vê corte de juros em 2023 como ‘muito improvável’

Dirigente do Fed de Minneapolis também falou sobre as CBDC's

Kashkari, do Fed, vê corte de juros em 2023 como ‘muito improvável’
Presidente do Federal Reserve Bank em Minneapolis, Neel Kashkari, fala durante entrevista em Nova York, EUA, 29 de março de 2019. REUTERS/Shannon Stapleton

(Gabriel Bueno da Costa) – Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Minneapolis, Neel Kashkari ressaltou hoje a importância para a instituição neste momento de conter a inflação. Segundo ele, mesmo com uma eventual recessão, o foco do Fed continuará a ser controlar a trajetória dos preços. Nesse quadro, ele disse que o cenário mais provável é “elevarmos os juros e deixá-los ali”, sendo “muito improvável” um corte de juros já em 2023.

Kashkari participou de sessão de perguntas e respostas no evento Journal of Financial Regulation Conference, da Universidade de Columbia, em Nova York. Na avaliação dele, o Fed está “respondendo de modo bastante agressivo” à inflação elevada. Há ainda um “grande choque inflacionário” que acontece pelo mundo, notou o dirigente, que argumentou pela importância de que a inflação elevada não perdure e se torne mais arraigada na economia, já que isso traria um custo maior para contê-la. O dirigente também disse que, segundo os melhores dados disponíveis, as expectativas de inflação “seguem ancoradas”.

Na avaliação do presidente do Fed de Minneapolis, deve levar “vários anos” para que a inflação retorne à meta de 2% nos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Kashkari falou ainda sobre o sistema financeiro. Na avaliação dele, os grandes bancos dos EUA precisam de mais capital, mas essa elevação teria de passar por legislação do Congresso para determiná-la. Questionado sobre uma eventual moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) do Fed, ele disse que o assunto continua a ser estudado, mas se posicionou como “bastante cético” sobre a iniciativa.

Mesmo se dizendo “não convencido” sobre a eventual emissão de uma CBDC pelo Fed, ele disse que é importante monitorar a questão. O dirigente mencionou o fato de que, com uma moeda virtual do tipo, um governo poderia ter acesso aos registros de cada transação de uma pessoa, uma ameaça à privacidade em uma democracia.