As bolsas da Europa operam majoritariamente em alta nas primeiras horas do pregão desta quarta-feira (15), em clima de expectativa por decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), hoje, e de Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE), amanhã. Os negócios em Londres, contudo, exibem perdas, após elevada leitura de inflação ao consumidor no Reino Unido.
Leia também
Por volta das 06h50, o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, avançava 0,34%, a 471,15 pontos.
Investidores no Velho Continente tentam deixar de lado a cautela observada na sessão asiática, após um estudo mostrar que a vacina Coronavac, produzida pela Sinovac, não induz proteção suficiente contra a variante ômicron do coronavírus.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As crescentes tensões entre Estados Unidos e China também estimularam posições defensivas no Oriente, depois que uma reportagem do Financial Times noticiou que os americanos incluirão mais oito empresas chinesas em uma lista negra de investimentos. Ontem, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma legislação que proíbe exportações da região de Xinjiang, no país asiático, por suspeitas de uso de trabalho forçado.
No Ocidente, as atenções se voltam para a política monetária. Nesta tarde, o Fed deve anunciar aceleração do processo de retirada de estímulos, em meio à constante escalada da inflação nos EUA. Já para BoE e BCE amanhã, a expectativa é de que as posturas atuais sejam mantidas, diante de incertezas relacionadas à ômicron.
Apesar do clima predominantemente benigno nos negócios europeus nesta manhã, os mercados britânicos operam em baixa, de olho em dado de inflação. Segundo informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI) do país avançou 5,1% na comparação anual de novembro, acelerando em relação à leitura de outubro.
Entre os papéis negociados na capital inglesa, o da IAG recuava 1,84% no horário citado acima. A empresa, que controla a aérea espanhola Iberia, anunciou que cancelou os planos de comprar a Air Europa, também da Espanha. Autoridades de competição demonstraram preocupações em relação ao potencial acordo.
Publicidade
Tudo somado, a Bolsa de Londres recuava 0,41%, mas Frankfurt subia 0,34% e Paris avançava 0,61%. Milão marcava ganho de 0,52%, acompanhada por Lisboa (+0,07%), enquanto Madri perdia 0,53%. No câmbio, o euro se fortalecia a US$ 1,1272 e a libra, a US$ 1,3261.