A Mastercard trabalha para que 100% de suas transações em e-commerce sejam realizadas sem a necessidade de senha até 2030, e o Brasil deve ser a primeira praça a atingir a meta, disse ao Broadcast o vice-presidente de Produtos e Serviços da companhia, Leonardo Linares. O executivo participou do Web Summit, evento que acontece no Riocentro, na zona oeste do Rio.
“A nossa ideia – o compromisso global da Mastercard – é acabar com as senhas nas transações até 2030. As transações online deverão ser 100% tokenizadas ou apoiadas em biometria. Com isso, as pessoas conseguirão fazer a autenticação rapidamente, seja pelo aparelho que estão usando, seja pela biometria”, descreveu o executivo. “Tudo vai se materializar em um clique.”
A expectativa é zerar as transações online com senha no Mastercard antes de 2030 no Brasil, enquanto os concorrentes deverão perseguir a mesma meta, afirmou Linares. “A gente quer antecipar a meta global aqui, com o Brasil sendo um país pioneiro.”
Como a operação vai funcionar no Mastercard
A tokenização é uma tecnologia que permite que o e-commerce mantenha uma “chave de acesso” às informações do cartão, sem, contudo, ter acesso aos dados do plástico. “O vendedor recebe um número – o token – que funciona como se fosse uma chave que vai buscar o número do cartão na operadora, a qual tem o número do plástico num repositório central.”
Para exemplificar, Linares indica a situação em que o usuário está fazendo uma compra online: “Você coloca o seu e-mail e ali já estarão todas as suas informações e as do seu meio de pagamento cadastradas. A autenticação poderá ser feita com digital ou pela íris, por exemplo”.
Uma importante vantagem, diz o executivo, é que os números do cartão não ficam “circulando” e, em caso de vazamento de dados, estarão mais protegidos. “Se houver comprometimento de um token, basta trocar aquele token e todo o resto continua valendo. É uma camada adicional de segurança.”
A expectativa da companhia é combinar a tokenização, a validação biométrica e a simplificação do checkout (finalização da operação no carrinho de compra do e-commerce). “A gente usa uma solução chamada Click to Pay, já disseminada no mercado, na qual o cartão é previamente registrado para agilizar a conclusão da operação.”
A grande tendência no setor é ter cada vez mais os pagamentos “sem fricção e integrados à experiência do cliente”, destacou o executivo. “Da mesma forma que você paga com cartão na maquininha com aproximação, a ideia é que no comércio online o usuário feche a operação com apenas um clique. As tecnologias que a gente está criando apoiam esta facilidade.”
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“Por exemplo, você aluga um carro e sai rodando, enquanto o pagamento acontece e você nem percebe. É o que a gente chama de experiência integrada e sem fricção. A gente quer levar essa mesma experiência para o mundo do e-commerce”, destaca o executivo do Mastercard.