Últimas notícias

Mastercard muda foco pra Ásia e América Latina após problemas na Índia

O banco central da Índia proibiu a Mastercard depois de declará-la “não compatível” com as regras do país

Mastercard muda foco pra Ásia e América Latina após problemas na Índia
Mastercard 30/08/2017 REUTERS/Thomas White

O Sudeste Asiático e a América Latina são regiões de forte crescimento para a Mastercard após sua retirada da Rússia em março e proibição na Índia em 2021 para emissão de novos cartões, disse o copresidente da empresa para mercados internacionais.

“O Sudeste Asiático é empolgante (devido) à demografia certa, à adoção de tecnologia e digitalização e ao foco dos governos na inclusão financeira”, disse Ling Hai.

O banco central da Índia proibiu a Mastercard depois de declará-la “não compatível” com as regras do país em 2018, que exigiam que redes de cartões estrangeiras armazenassem dados de pagamentos indianos localmente para “acesso irrestrito de supervisão”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nossa sensação é que estamos chegando muito perto de uma resolução”, disse Hai sobre a proibição da Índia, acrescentando que a empresa está trabalhando “muito construtivamente” com o governo indiano e o Reserve Bank of India (RBI).

Hai disse que a Mastercard está pronta para cumprir as regras locais de armazenamento de dados da Índia. “O objetivo é estar 100% em conformidade. Qualquer coisa que precisemos localizar na Índia, estamos tomando medidas tangíveis para chegar lá.”

A Mastercard suspendeu as operações na Rússia – um mercado que representou cerca de 4% de sua receita líquida em 2021 – em março, devido à invasão da Ucrânia.

Na Rússia, se surgir uma oportunidade para melhorar as regras e regulamentos em áreas como inclusão financeira, sustentabilidade e privacidade de dados, a Mastercard “trabalhará para mudá-las junto com outras partes interessadas no ecossistema, incluindo o próprio governo”, disse Hai.

Ele também disse que a Europa é um mercado empolgante para a empresa devido à sua recuperação econômica pós-pandemia e ao escopo de inovação que o continente oferece.

Publicidade

Além da geografia, a Mastercard também está se concentrando em partes de alto crescimento do negócio, como fluxos de pagamentos entre empresas, telecomunicações e varejo.