Os contratos futuros de cobre fecharam em alta hoje, em dia marcado pela avaliação dos dados recentes publicados para a indústria, especialmente os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da China, e os impactos da variante Ômicron do coronavírus. A sessão representou ainda a volta das operações em Londres, que estiveram fechadas nos últimos dias em virtude dos feriados.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o cobre com entrega prevista para março subiu 1,21%, a US$ 4,3925 por libra-peso, enquanto a tonelada do metal para três meses na London Metal Exchange (LME), às 15h00, tinha alta de 0,85%, para US$ 9.803,50 a tonelada.

O PMI industrial chinês medido pela IHS Markit em parceria com a Caixin Media subiu de 49,9 em novembro para 50,9 em dezembro. Já o PMI industrial oficial, divulgado na semana passada, mostrou avanço de 50,1 para 50,3 no mesmo período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A Ômicron está se espalhando pelo mundo como um incêndio, mas o complexo de manufatura global conseguiu suportar o aumento de casos. A demanda por commodities está se mostrando resistente, especialmente porque a demanda por bens permanece muito mais isolada do que a de serviços”, avalia o TD Securities. Por sua vez, o banco lembra que os riscos tanto para a demanda quanto para a oferta estão aumentando à medida que a China segue em sua estratégia de tolerância zero com a Covid-19