Últimas notícias

Metais: ouro fecha em queda de 2%, pressionado por alta do dólar

Queda nos índices de gerentes de compras na zona do euro e Alemanha pesaram sobre as negociações

Metais: ouro fecha em queda de 2%, pressionado por alta do dólar
Investir em ouro - barras de ouro banco em dólares. Foto: Envato Elements

Por Ilana Cardial – O contrato mais líquido do ouro fechou em queda de 2% nesta terça-feira, com os ativos pressionados pelo fortalecimento do dólar ante pares. A sessão foi permeada pelo temor renovado entre investidores de uma recessão nas maiores economias. O preço do metal precioso atingiu a mínima intraday desde dezembro passado e fechou no menor nível desde o último outubro.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para agosto encerrou a sessão em baixa de 2,09%, a US$ 1.763,90 a onça-troy.

O dólar firme ante rivais levou os preços do ouro caírem ainda mais, com o resultado visivelmente abaixo da marca de US$ 1.800 por onça-troy, observa o Commerzbank. Nesta semana, o mercado do metal deve voltar a sua atenção para a publicação da ata mais recente do Federal Reserve (Fed) e do relatório de empregos, o payroll, de junho nesta semana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diretor de pesquisa da Insignia Consultants, Chintan Karnani afirma que os temores de recessão e aumentos mais rápidos das taxas de juros básicos pelos bancos centrais aceleraram a venda de ativos de metais. “Também há medo de que o crescimento econômico doméstico chinês no terceiro trimestre seja menor do que o esperado”, observa.

Queda nos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) na zona do euro e Alemanha pesaram sobre as negociações. A Capital Economics observa que o dado europeu de junho confirma a avaliação de que a economia na região se enfraquece e de que as pressões inflacionárias seguem “intensas”.

*Com informações da Dow Jones Newswires.