Últimas notícias

Minério dispara com flexibilização monetária na China

Outro impulso veio do principal órgão de tomada de decisões do país que prometeu apoio ao setor imobiliário

Minério dispara com flexibilização monetária na China
(Muiu Xu/ Reuters)

Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian e Cingapura subiram na terça-feira (7), com os investidores animados com medida de aumento de liquidez para apoiar o crescimento econômico na maior produtora e consumidora de aço, a China.

Outro impulso veio do Politburo da China, o principal órgão de tomada de decisões do país, que prometeu manter as operações econômicas dentro de uma faixa razoável em 2022 e promover um desenvolvimento saudável do setor imobiliário.

O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian fechou em alta de 6,7%, a 659,50 iuanes (103,56 dólares) a tonelada. No início da sessão, chegou a subir 9%, para 673,50 iuanes, o nível mais alto do contrato desde 29 de outubro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O contrato mais ativo para janeiro do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura chegou a subir 10 dólares, ou 9,7%, para 114,15 dólares a tonelada.

O banco central da China reduzirá a quantidade de dinheiro que os bancos precisam manter em reserva, liberando 1,2 trilhão de iuanes (188 bilhões de dólares) em liquidez de longo prazo, e as taxas de sua linha de crédito em 25 pontos base.

O Politburo disse separadamente que continuará implementando uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente no próximo ano.

A recuperação econômica da China após a crise pandêmica perdeu ímpeto nos últimos meses, e os riscos de colapso de seu setor imobiliário têm aumentado, levantando preocupações sobre as perspectivas de demanda por produtos de aço e matérias-primas.

“Talvez mais importante do que o anúncio do RRR (coeficiente de reserva obrigatória), a decisão do PBOC (Banco do Povo da China) foi seguida de perto por uma declaração do comitê central do partido comunista prometendo estabilizar a economia em 2022, sinalizando uma flexibilização de algumas restrições imobiliárias”, disse Rodrigo Catril, estrategista sênior de câmbio do National Australia Bank, em nota.

Publicidade

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 1,3%, enquanto a bobina a quente avançou 1%. O aço inoxidável, entretanto, caiu 0,8%.

O carvão metalúrgico ganhou 4,1% e o coque subiu 3,8%.