Últimas notícias

Minério de ferro se recupera de mínima de 10 meses e fecha em alta

O minério de ferro de janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian, na China, fechou em alta de 3,7%

Minério de ferro se recupera de mínima de 10 meses e fecha em alta
(Muiu Xu/ Reuters)

Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia se recuperaram nesta quarta-feira (22), com o contrato de referência de Dalian saltando de uma mínima de 10 meses, mas ainda havia dúvidas se os ganhos poderiam ser sustentados devido ao colapso na demanda da China e à melhoria das perspectivas de oferta.

O minério de ferro de janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian, na China, fechou em alta de 3,7%, a 668,50 iuanes (103,41 dólares) a tonelada, revertendo perdas anteriores que levaram o contrato mais ativo ao seu nível mais baixo desde 26 de novembro.

Os mercados chineses estiveram fechados na segunda e terça-feira por causa de um feriado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Qualquer trégua nos preços não deve durar muito, já que as atenções se voltam para os embarques mais fortes do Brasil, superando a queda nos carregamentos australianos na semana anterior, disse Atilla Widnell, diretor-gerente da Navigate Commodities em Cingapura.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de outubro do ingrediente siderúrgico subia 15%, para 107,80 dólares a tonelada, às 8h38 (horário de Brasília).

O minério de ferro na bolsa SGX caiu 8% na segunda-feira em meio a preocupações com os riscos enfrentados pelo mercado imobiliário na China, maior produtora de aço do mundo, com a crise da dívida do Grupo Evergrande.

O minério de ferro spot na China caiu para 103 dólares a tonelada na semana passada, o menor valor em 14 meses, com base nos dados da consultoria SteelHome. Nesta quarta-feira, subiu 2 dólares, a 105 dólares a tonelada.

“Não há alívio na pressão de corte de produção, já que o governo está pedindo a mais províncias ao redor de Pequim que reduzam sua produção de aço para melhorar a qualidade do ar antes das Olimpíadas de Inverno do ano que vem”, disse o estrategista sênior de commodities da ANZ Daniel Hynes.

Publicidade

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai fechou em alta de 2,9%, enquanto a bobina laminada a quente subiu 1%. O aço inoxidável subiu 3,7%.

O carvão metalúrgico em Dalian atingiu seu limite de alta de 9% no fechamento, enquanto o coque avançou 6,4%, ainda apoiado em meio a preocupações com o fornecimento na China.