Últimas notícias

Minério de ferro sobe com alívio de restrições da Covid na China

O minério de ferro havia caído 22% em Dalian após um sell-off recorde de 10 sessões até 23 de junho

Minério de ferro sobe com alívio de restrições da Covid na China
Minério de ferro no porto de Zhoushan, China 09/05/2019 REUTERS/Stringer

Os contratos futuros de minério de ferro atingiram máximas de uma semana nas bolsas de Dalian e Cingapura nesta segunda-feira, apoiados por esperanças de que as siderúrgicas chinesas reiniciem dezenas de altos-fornos que haviam ficado ociosos devido à queda nas margens e à fraca demanda para reabastecer estoques.

A flexibilização das restrições da Covid-19 em Xangai e a suspensão ou relaxamento de mandatos de testagem em várias cidades chinesas também impulsionaram os mercados, que haviam sido afetados nas últimas duas semanas em meio a preocupações com a fraca demanda na maior produtora de aço do mundo.

O minério de ferro mais negociado para setembro na bolsa de commodities de Dalian fechou em alta de 4%, a 775 iuanes (115,92 dólares) a tonelada, depois de atingir mais cedo 782,50 iuanes, seu maior nível desde 20 de junho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de julho do ingrediente siderúrgico subiu para 5,7%, para 120,60 dólares a tonelada, seu maior valor desde 20 de junho.

O minério de ferro caiu 22% em Dalian após um sell-off recorde de 10 sessões até 23 de junho, enquanto o contrato em Cingapura registrou o fechamento mais fraco deste ano na quinta-feira passada, a 108,14 dólares a tonelada, arrastado pela desaceleração da produção de aço na China.

O pânico do mercado visto na semana passada diminuiu, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota. A expectativa é de que a produção limitada de aço ajude a reduzir os altos estoques, disseram eles, e “a redução na oferta ajudará os preços a pararem de cair”.

Mas o cenário geral para o mercado de ferrosos da China não mudou fundamentalmente, disseram analistas.