Últimas notícias

As empresas que vão enfrentar concorrência com grandes bancos, segundo a Moody’s

Para analistas, elas terão o desafio de fortalecer a rentabilidade em meio a um ambiente de taxas de juros altas

As empresas que vão enfrentar concorrência com grandes bancos, segundo a Moody’s
(Imagem: phonlamaiphoto, em Adobe Stock)

Para a Moody’s, as empresas do setor financeiro XP, Nubank (ROXO34) e Stone (STOC31) enfrentarão, no período de 12 a 18 meses adiante, o desafio de fortalecer a rentabilidade por meio da diversificação de negócios em meio a uma “concorrência crescente” e a um ambiente de taxas de juros elevadas.

Superar a concorrência, na visão da agência de classificação de risco, será difícil daqui para frente porque “os grandes bancos estabelecidos também desenvolveram aplicativos digitais que oferecem serviços financeiros centralizados”. A análise é feita por Alexandre Albuquerque, Daniel Girola e Ceres Lisboa.

Ofertar novos produtos e atualizar as plataformas digitais a fim de manter a fidelidade dos clientes provavelmente “acarretaria um aumento das despesas operacionais”, diz a Moody’s, que cita riscos também relacionados a empréstimos e ao endividamento das famílias brasileiras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo assim, a opinião é de que os “grupos abundantes de clientes fiéis são o alicerce” para o crescimento dessas companhias, que possuem o “histórico de oferecer soluções inovadoras e atender às necessidades financeiras de clientes” sem conta em bancos tradicionais.

“Essas três empresas novas têm posições consideráveis em seus nichos e precisarão permanecer resilientes enquanto os bancos estabelecidos continuam a investir na digitalização, a reduzir os custos dos produtos e a expandir a inclusão financeira”, dizem os analistas.