O Morgan Stanley rebaixou a recomendação de São Martinho (SMTO3) de equalweight (o equivalente a neutro) para underweight (o equivalente a venda) e cortou o preço-alvo da ação da empresa de R$ 35 para R$ 26, o que representa um potencial de desvalorização de 1% sobre o fechamento da última segunda-feira (16).
Leia também
Em relatório, a analista Julia Rizzo avalia que o rebaixamento acontece em decorrência da visão de que as ações de açúcar e etanol (S&E) provavelmente não superarão o mercado com os preços do açúcar sob pressão.
O banco avalia que há um excedente global de açúcar e um aumento nos estoques, apesar da oferta restrita no Brasil e do aumento da produção de etanol na Índia. Com os preços do açúcar entre 19-18 centavos de dólar por libra-peso (clb), abaixo das estimativas anteriores do banco, o Morgan avalia que é improvável que as ações superem o mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Morgan Stanley avalia que os preços do açúcar devem permanecer sob pressão, abaixo das estimativas anteriores, devido ao aumento da produção e aos estoques médios. As condições de oferta restrita no Brasil e o aumento da produção de etanol na Índia já estão considerados. O que pode não estar considerado é o aumento da oferta de açúcar, com a produção se recuperando na Tailândia e na Índia, apesar de mais produção ser direcionada para etanol. “Nossas novas estimativas estão abaixo das expectativas de mercado para 2023/24 e 2024/25”, diz o banco.