A MRV&CO, conglomerado de empresas imobiliárias que reúne MRV (MRV3), Sensia, Luggo, Urba e Resia, registrou alta de 7,3% nos lançamentos no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo intervalo de 2021, atingindo R$ 3,480 bilhões. Na comparação mensal, contudo, houve alta de 92,8%.
Leia também
Já as vendas consolidadas somaram R$ 2,062 bilhões, queda anual de 14,2%, mas avanço trimestral de 40,8%. Foram 8.840 unidades produzidas, recuo de 9,1% ante um ano antes. As repassadas somaram 6.979 unidades, baixa de 19,8%.
Os lançamentos da MRV (cuja maioria dos projetos está no Casa Verde e Amarela) ficaram em R$ 2,764 bilhões, 29,2% acima do quarto trimestre de 2021, com 12.508 unidades. Já as vendas somaram R$ 1,448 bilhão, estável em relação a um ano antes, “mesmo com o impacto de eventos como as eleições e a Copa do Mundo de futebol, que afetaram negativamente as vendas no período”, destaca a empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As vendas da Sensia subiram 75,9%, para R$ 34 milhões, enquanto as da Resia cederam 28,5%, para R$ 551 milhões e as da Urba recuaram 49,6%, somando R$ 29 milhões. A Luggo não registrou vendas.
Os distratos da companhia marcaram o patamar mais baixo desde 2013, alcançando a marca de 3,6% no quarto trimestre de 2022 e de 3,9% no consolidado anual.
A operação de incorporação da MRV&Co finalizou o ano de 2022 com aumento do tíquete médio, “seguindo a estratégia de priorizar a recomposição da margem bruta”, afirma a companhia. No comparativo entre o quarto trimestre de 2022 e 2021, o tíquete médio da MRV subiu 22,7%, alcançando a marca de R$ 208 mil.
O conglomerado teve queima de caixa total de R$ 539,5 milhões ante R$ 150,6 milhões um ano antes. “O resultado se deve ao atual nível de margem bruta reportada e deverá ser revertido gradualmente ao longo do ano de 2023, à medida que a margem bruta se recuperar”, informou a empresa.
Publicidade