![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Neon se posiciona sobre suposto vazamento de dados de seus clientes. (Foto: Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/adobestock-120502836_120220253104.jpeg-710x473.webp)
A instituição de pagamento Neon se posicionou na tarde desta quarta-feira (12) sobre um suposto vazamento de dados de 30 milhões de clientes da instituição. A acusação sobre a ocorrência havia sido divulgada em um fórum na comunidade do cibercrime e noticiada pelo portal TecMundo, que chegou a entrevistar o atacante que afirmava ter vazado as informações.
Ao E-Investidor, a Neon destacou que tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, e assegurou que não permite o acesso às contas bancárias nem a realização de transações. A empresa disse que está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker. “Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”, reforçou.
A instituição ainda ressaltou que, após tomar conhecimento da publicação do fórum, adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. “A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”, disse por fim.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No X (antigo Twitter), clientes da instituição chegaram a divulgar postagens sobre o ocorrido, publicando um comunicado divulgado pela empresa à sua base de usuários. No documento, a Neon ressaltou que os dados supostamente vazados não permitem acesso às contas bancárias dos correntistas, que permanecem seguras. Também fez um alerta para que as pessoas ficassem atentas a comunicações suspeitas ou tentativas de golpe.
Ta sendo pouco falado, mas esse vazamento de dados do Banco Neon é possivelmente o pior vazamento de dados da historia do Brasil.
Imagina vazar dados de 30M de pessoas com nome completo, sexo, email, CEP, CPF, telefone, renda, saldo, situação na receita, foto de documentos e… pic.twitter.com/ppJ6CIAEaW
— Feripe Reme (@LemeJiK) February 12, 2025
O suposto hacker, que se identifica como “Pegasus”, afirma já ter realizado outros ataques semelhantes. De acordo com informações repassadas ao TecMundo, os dados expostos no fórum da comunidade de cibercrime incluíam uma ampla gama de informações sensíveis, como nome completo, gênero, e-mail, CEP, CPF, CNPJ, telefone, celular, profissão, nome da mãe, renda, saldo, situação na Receita Federal, perfil da conta, número da conta, fotos (selfies), imagens de documentos, históricos de compras, solicitações, notificações e até o modelo do aparelho celular no qual o aplicativo Neon está instalado.
Publicidade