Últimas notícias

Nomeação de Raskin a chefe de regulação no Fed deixa Wall St em alerta

A função de supervisão bancária é a mais significativa das vagas disponíveis para preenchimento por Biden

Nomeação de Raskin a chefe de regulação no Fed deixa Wall St em alerta
Sede do Federal Reserve. Foto: REUTERS/Chris Wattie/File Photo
  • A decisão de Biden colocará uma progressista no cargo mais poderoso de vigilância dos bancos de Wall Street
  • Raskin substituirá Randal Quarles, nomeado vice-chair do Fed para supervisão pelo ex-presidente republicano Donald Trump, em 2017
  • A função de supervisão bancária é a mais significativa de várias vagas na diretoria de sete membros do Fed disponíveis para preenchimento por Biden, dando ao democrata a oportunidade de dar um norte para a direção a ser adotada tanto na supervisão de Wall Street quanto na política monetária ao longo dos próximos anos

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de nomear Sarah Bloom Raskin para liderar a regulação e supervisão do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) colocará uma progressista no cargo mais poderoso de vigilância dos bancos de Wall Street.

A Casa Branca informou nesta sexta-feira que Raskin, ex-diretora do Fed e funcionária do Tesouro durante a gestão do ex-presidente Barack Obama, substituirá Randal Quarles –nomeado vice-chair do Fed para supervisão pelo ex-presidente republicano Donald Trump, em 2017. Quarles renunciou ao cargo em outubro e deixou o banco central no fim de dezembro do ano passado.

A função de supervisão bancária é a mais significativa de várias vagas na diretoria de sete membros do Fed disponíveis para preenchimento por Biden, dando ao democrata a oportunidade de dar um norte para a direção a ser adotada tanto na supervisão de Wall Street quanto na política monetária ao longo dos próximos anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Biden também escolheu os economistas Lisa Cook e Philip Jefferson para ajudar a compor a diretoria do Fed.

Espera-se que Raskin tenha uma postura muito mais dura em relação a Wall Street do que Quarles, que irritou progressistas com uma abordagem favorável ao setor bancário que incluiu a flexibilização de várias regras introduzidas após a crise financeira global de 2007-2009.

Ela conduziria a política monetária em relação a questões espinhosas, como riscos financeiros de mudanças climáticas, regras de empréstimos comunitários e fintechs, e provavelmente revisaria várias das mudanças de regras de Quarles, que abrangem investimentos especulativos de bancos, negociação de derivativos, liquidez e capital.

Raskin ainda precisa ter a nomeação confirmada por um Senado estreitamente dividido entre democratas e republicanos, no qual pode enfrentar recepção altamente partidária. Raskin foi confirmada duas vezes antes, mas esses votos antecederam o atual rancor partidário que permeia o Capitólio.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos