Desde segunda-feira (3), passou a entrar em vigor uma resolução do Banco Central (BC) que estabeleceu normas para o pagamento de boletos com Pix. Embora algumas instituições já oferecessem essa possibilidade, a medida busca apresentar uma regulamentação mais ampla ao serviço, delegando responsabilidade entre todos os participantes, sejam pagadores ou recebedores dos recursos.
Ao pagar uma conta com o Pix, a pessoa acessará o QR Code específico, inserido no próprio boleto, para fazer essa operação. “Assim, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”, destacou o BC em nota.
Boleto dinâmico
A resolução da autarquia também cria o boleto dinâmico. A modalidade será utilizada na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, com ganhos de segurança e eficiência nessas negociações.
Funcionará da seguinte forma: o devedor utilizará o mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico para cumprir, de forma automática, a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor de um título, sem que o financiador que adquiriu o título precise trocar de instrumento de pagamento para receber os recursos negociados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para garantir o direcionamento correto dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.
A autarquia ainda deve definir, por meio de instrução normativa a ser editada, os tipos de ativos financeiros passíveis de vinculação ao boleto de cobrança dinâmico. A ideia inicial é que a nova opção esteja relacionada a duplicatas escriturais e a recebíveis imobiliários.
Os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses ativos, no entanto, ainda se encontram em processo de desenvolvimento. A entrada em operação do boleto dinâmico deverá ocorrer em um prazo de até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.
Novidades do Pix em 2025
O Pix deve passar por outras novidades em 2025. Uma das principais inovações é o Pix por aproximação, que permite aos usuários realizar transações aproximando o celular de terminais de pagamento compatíveis, sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário. A implementação de forma ampla do recurso está programada para fevereiro deste ano.
Outro lançamento é o Pix Automático, uma funcionalidade que permite a realização de pagamentos recorrentes de forma automatizada. A medida, que busca facilitar transações periódicas, como assinaturas e pagamentos de serviços, deve estrear em junho de 2025.
Publicidade