Clientes têm apenas uma semana para resgatar a Nucoin, criptomoeda do Nubank. Foto: Divulgação/Nubank
Os clientes do Nubank têm até a próxima segunda-feira (9) para trocarem a Nucoin, criptomoeda da fintech, por bitcoin (BTC) ou USDC (criptomoeda lastreada em dólar). Depois dessa data, a moeda digital não poderá mais ser resgatada e não terá função de investimento. Ela seguirá no aplicativo para que os usuários a troquem apenas por benefícios do banco, que incluem desde descontos no Shopping Nubank até vantagens para acessar as experiências da marca.
No começo de setembro, o Nubank anunciou o fim das negociações da Nucoin. O banco justificou que a mudança ocorreu devido à intenção de ampliar as possibilidades do programa de recompensas da criptomoeda. Até o fim do ano, devem ser incorporadas novas modalidades de incentivos para a iniciativa. “Ao ouvir seus clientes, a empresa constatou que os benefícios oferecidos dentro do ecossistema do Nubank estão entre as recompensas mais valorizadas pelas pessoas. Por isso, a fintech optou por reformular a frente do programa de benefícios, para que a oferta possa evoluir e se expandir de maneira ainda mais aderente à demanda das pessoas”, afirmou o banco em nota, na época.
A novidade, no entanto, não foi bem recebida nas redes sociais, como mostramos nesta matéria. No dia do anúncio, diferentes usuários reclamaram sobre a decisão, alegando que não haviam comprado benefícios, mas sim criptomoedas como forma de investimento.
Como resgatar as Nucoins?
Os investidores que possuem, no mínimo, R$ 100 em Nucoins poderão resgatá-las em pacotes de bitcoins ou USDCs. O procedimento deve ser realizado dentro do aplicativo da fintech, na seção do programa Nucoin.
De acordo com a fintech, para realizar o resgate, também é possível utilizar as Nucoins congeladas, sem a necessidade de aguardar o prazo original de descongelamento. Vale uma atenção: o cliente deve ter pelo menos 1.745 de saldo total de Nucoins (congeladas e disponíveis) para fazer o descongelamento nesse momento. Essa atitude, porém, pode afetar o nível do cliente no programa de benefícios.
Ainda segundo o Nubank, a venda ou troca de criptoativos, incluindo a Nucoin, está sujeita ao Imposto de Renda (IR) se o total dessas transações no mês for superior a R$ 35 mil. “Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar no pagamento de seu IR”, orienta o banco.