Últimas notícias

Nubank (ROXO34) atinge preço do IPO na Bolsa de NY após quase 2 anos

Neste mês, as ações do banco digital têm alta de 7,8%

Nubank (ROXO34) atinge preço do IPO na Bolsa de NY após quase 2 anos
Foto: Divulgação/Nubank

As ações do Nubank (ROXO34) tocaram no valor a que foram vendidas na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do banco digital, de US$ 9, na abertura da Bolsa de Nova York nesta quarta-feira (10). A última vez em que o ativo fechou um pregão acima deste valor foi em fevereiro de 2022, dois meses após a estreia da fintech como empresa aberta.

Neste mês, as ações do banco digital têm alta de 7,8%. No último ano, a alta é ainda mais expressiva, de 145%. O Nubank é avaliado em US$ 41,4 bilhões, o equivalente a R$ 202,7 bilhões, o que o torna uma das empresas brasileiras de maior valor. Entre os bancos, apenas o Itaú Unibanco (ITUB4) vale mais (R$ 302,2 bilhões).

A alta do Nubank ao longo de 2023 veio de dois fatores: a chegada da empresa ao lucro e a expectativa de uma aceleração da rentabilidade com a queda dos juros no Brasil. Na visão de analistas, a base de clientes da fintech é economicamente mais exposta aos ciclos de juros que as de outras instituições financeiras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta semana, o Goldman Sachs estimou que o Nubank pode chegar a 16% do mercado de cartões de crédito no Brasil, contra os 12% que estima que a fintech abocanhou no ano passado.

A operação brasileira é a mais antiga e mais consolidada do Nubank. Graças a ela, a fintech atingiu um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) de 34% no terceiro trimestre do ano passado, superior aos dos maiores bancos tradicionais do País.

“O Nubank tem cerca de 8 mil empregados, significativamente menos que os pares privados, que têm cerca de 100 mil”, afirmou o Goldman. “Provavelmente será difícil competir com players digitais em custos, mas os bancos incumbentes terão de se tornar cada vez mais digitais para permanecerem competitivos.”

Consolidação lá fora

Parte dos analistas de mercado e a própria empresa acreditam que o valor de mercado do Nubank pode aumentar mais diante da aceleração de iniciativas no exterior. “Nos últimos três anos, nos tornamos um dos principais emissores de cartões de crédito no México, com mais de 4 milhões de clientes de cartões de crédito e com mais de 1 milhão de clientes abrindo contas de poupança nas primeiras quatro semanas de seu lançamento”, disse o CEO e cofundador do Nu, David Vélez, em carta da gestora Dynamo a cotistas.

A operação do Nubank no México tem acelerado após o início da oferta da conta digital pela fintech no país. Nesta terça, a empresa anunciou outra funcionalidade para o Nu México: o recebimento de dinheiro a partir dos Estados Unidos por meio do WhatsApp. A primeira operação será gratuita, e nas seguintes, cada uma terá tarifa de US$ 2,99, paga à Felix Pago, parceira do Nubank e que fará as transferências.

“Nosso país se consolidou como o segundo maior receptor de dinheiro vindo do exterior em todo o mundo, e essa nova funcionalidade nos permite continuar expandindo nossa presença, oferecendo uma opção simples, fácil, segura e rápida. O Nu já está presente em 9 a cada 10 municípios no México, então poder oferecer essa opção e também promover o hábito de poupar nos enche de orgulho”, disse em nota o diretor geral do Nu México, Iván Canales.

Publicidade