Tempo Real

Nubank (ROXO34) pode superar o Itaú (ITUB4) em potencial de mercado?

A Nu vem apresentando sólidos resultados neste ano, mas a previsibilidade do banco tradicional ainda agrada analistas

Nubank (ROXO34) pode superar o Itaú (ITUB4) em potencial de mercado?
Aplicativo do Nubank (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

A Nubank (ROXO34) vem se tornando uma competidora forte para os principais bancos nacionais com suas altas taxas de crescimento e ampliação do seu valor de mercado. No entanto, analistas da XP reiteram sua preferência para as agências tradicionais, como o Itaú (ITUB4), a partir de uma visão macro sobre o potencial do banco no mercado brasileiro.

A Nubank vem apresentando sólidos resultados neste ano. Até o momento, as ações do “roxinho” acumulam alta de 50% contra uma desvalorização de 4,08% do banco tradicional. Apesar dos fortes resultados do primeiro trimestre do itaú, a Nubank saltou 53% em sua carteira de crédito (vs 2,8% do Itaú) e um lucro líquido subindo 167% contra 16% do concorrente.

Entretanto, o Itaú já atua em diversos países da América Latina, mas o Brasil continua sendo a principal operação do grupo. A Nubank segue ainda muito exposta ao mercado brasileiro, buscando firmar crescimento em outros países, como o México.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A XP avalia positivamente a tentativa do banco digital em expandir seus negócios para outros países, mas ressalta os riscos de execução “seja devido a um ambiente regulatório diferente em outros países, seja devido a desafios competitivos menos óbvios para a empresa em segmentos mais focados em assessoria no alta renda”, afirma a corretora em relatório.

Os bancos se diferenciam também em suas estratégias operacionais. O Itaú, ao longo de boa parte dos seus 100 anos de história, vem investindo em um crescimento inorgânico (M&As), para complementar ainda mais sua oferta de produtos e serviços. Já a Nubank, com seus pouco mais de 10 anos de existência, nasceu praticamente com uma única oferta, Cartão de Crédito, e busca ampliar seu escopo por meio de segmentos como Crédito Consignado, Conta PJ e Investimentos.

A XP afirma, ainda, que o Itaú opera como um banco já consolidado e reconhecido pela sua eficiência operacional e boa alocação de capital, reforçando sua previsibilidade. “O seu portfólio diversificado combinado a uma política de concessão de crédito, na nossa visão, bastante humilde (com o banco reconhecendo onde tem diferenciais na concessão), permitiu que o banco navegasse de forma saudável durante o período crítico do ciclo de crédito. Com isso, esperamos que o banco mantenha um nível estável de provisões nos próximos trimestres”.

Além disso, a capitalização de mercado (estimativa do valor de mercado) reflete o preço das ações e não necessariamente o valor das empresas. Embora exista o crescimento e alavancagem operacional da Nubank, as ações estão sendo negociadas a preços bastante elevados quando comparados a outros bancos. Enquanto isso, a cotação do Itaú está dentro de uma faixa esperada, mas um pouco abaixo de sua média histórica, o que pode ser visto como uma oportunidade por alguns investidores.

“Tudo isto posto, (…) vemos as ações do Itaú como um investimento menos volátil e com um pouco mais de previsibilidade de resultados nos próximos anos. Como resultado, reafirmamos as ações ITUB4 como nossa preferência no setor. Paralelamente, embora as ações do Nubank possam continuar performando melhor que as ações do Itaú, entendemos que a dinâmica de preço (price action) dessas ações deve ser mais volátil ao longo do tempo. Vale lembrar que na Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) do Nubank, ao final de 2021, a capitalização do banco também estava próxima à do Itaú, mas suas ações se desvalorizaram nos anos que se seguiram e só agora, dois anos e meio depois, os preços voltaram para o patamar próximo ao IPO”.

Publicidade