Enquanto o Nubank (ROXO34) tem uma base de clientes ativos maior que o rival Mercado Pago, a empresa do Mercado Livre (MELI34) tem crescido mais rápido, aponta relatório do Citi. De acordo com o banco, há diferenças importantes tanto na composição das carteiras de crédito das duas fintechs quanto na qualidade dos ativos.
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O Nubank tem 1,6 vez mais clientes ativos que o Mercado Pago – são 91,7 milhões para o primeiro e 56,2 milhões para o segundo, de acordo com os cálculos da equipe de analistas. Por outro lado, o Nubank tem 5,2 operações de crédito ativas por cliente, enquanto o Mercado Pago tem 1,5.
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“O Nubank é mais dependente de cartão de crédito, embora, contraintuitivamente, o Mercado Pago tenha maiores custo de risco e operações com notas entre E e H como proporção da carteira”, afirma a equipe liderada por Gustavo Schroden, em relatório enviado a clientes.
Na visão dos analistas, os dados apontam espaço para que a fintech do Mercado Livre cresça mais. Desde o terceiro trimestre de 2023, a base de clientes ativos tem se expandido a ritmo mais acelerado que a do Nubank, que, com um número de usuários bem maior, cresce menos.
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Além disso, o Mercado Pago parece ter custos de captação menores. “O Nubank depende mais de depósitos a prazo enquanto o Mercado Pago utiliza depósitos pré-pagos como principal fonte [de captação]”, diz o relatório. A alavancagem de ambos também é diferente: no Mercado Pago, a relação entre crédito e depósitos é de 24%, enquanto no Nu chega a 45%.
Por fim, o Citi calcula que as margens ajustadas ao risco da fintech do Mercado Livre são de 24%, maiores que os 19% do Nubank, se considerados os números do terceiro trimestre do ano passado. A margem de lucro antes de impostos, porém, é maior no Nubank desde meados de 2023.