Últimas notícias

OMC reduz projeção global em 2022 com “golpe duplo” de guerra e Covid

A OMC estimou que a expansão do comércio global em 2023 deve ser de 3,4%

OMC reduz projeção global em 2022 com “golpe duplo” de guerra e Covid
(Fonte: Gov.br)

A Organização Mundial do Comércio revisou para baixo nesta terça-feira sua projeção para o crescimento do comércio global este ano a 3%, de 4,7%, devido ao impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia, e alertou para uma potencial crise alimentar causada pelo aumento dos preços.

O relatório do órgão de fiscalização do comércio global disse que o conflito, agora em sua sétima semana, prejudicou a economia mundial num momento crítico, já que a pandemia de coronavírus –e os lockdowns chineses, especificamente– continua pesando na recuperação.

“As repercussões econômicas desse conflito irão bem além das fronteiras da Ucrânia”, disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, em entrevista à imprensa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Está claro agora que o golpe duplo da pandemia e da guerra afetou as cadeias de abastecimento, elevou as pressões inflacionárias e reduziu as expectativas de crescimento da produção e do comércio.”

A OMC estimou que a expansão do comércio global em 2023 deve ser de 3,4%, destacando que essas estimativas são mais incertas do que o normal devido ao conflito.

Okonjo-Iweala também alertou para uma potencial crise alimentar devido a interrupções nas exportações da Ucrânia e da Rússia, ambos grandes países fornecedores de grãos e outras commodities, o que pode atingir principalmente as nações pobres, incluindo cerca de 35 importadores africanos.

“É por isso que precisamos agir e agir de forma decisiva nesta questão dos alimentos para evitar revoltas alimentares”, disse ela, citando a necessidade de sistemas de monitoramento mais transparentes e possíveis liberações de estoques para baixar os preços.

Ela instou os países a permanecerem comprometidos com o sistema multilateral de comércio para evitar o risco de que ele se divida em duas esferas. “Acho que os custos para a economia global serão bastante significativos se fizermos isso”, disse ela.

Publicidade