Por Letícia Simionato – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2022, em 3,5%, segundo relatório mensal publicado nesta terça-feira.
Leia também
No caso dos EUA, a previsão de alta do PIB para este ano caiu de 3,2% para 3,0%. Para a zona do euro, a projeção foi revisada de 3,1% para 3,0%. Para a China, se manteve em 5,1%. Para o Japão, foi de 1,8% para 1,6%. Já para a Rússia, a projeção se manteve em contração de 6%.
A Opep avalia que a atual projeção de crescimento da economia global, inalterada em relação ao mês passado, considera uma recuperação gradual da economia global no final do segundo trimestre e além.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Presume-se que a situação na Europa Oriental não irá piorar, e que não causará maiores repercussões em outras economias, além de sua atual impacto”, diz o texto.
“No entanto, será importante monitorar como os consumidores lidam com um déficit na oferta de produtos agrícolas da Ucrânia e da Rússia, e quais consequências de um declínio potencial nas exportações russas de combustíveis fósseis”, pondera.