Publicidade

Tempo Real

Ouro fecha sessão com avanço de mais de 1%; ganho semanal foi de 1,99%

Dólar fraco e queda nos juros dos Treasuries pós-Powell influenciaram no resultado do dia

Ouro fecha sessão com avanço de mais de 1%; ganho semanal foi de 1,99%
Foto: Evanto Elements

(Estadão Conteúdo) – O ouro fechou em forte alta nesta sexta-feira (27), impulsionado pelo dólar fraco e pela queda nos juros dos Treasuries, após falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, durante o simpósio de Jackson Hole. Cotado em dólar, o metal precioso fica mais atraente a investidores que negociam com outras divisas quando a moeda americana se enfraquece, enquanto o recuo nos retornos da renda fixa americana dá apoio por concorrerem com a commodity como reserva de segurança de investidores.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro avançou 1,35%, a US$ 1.819,50 a onça-troy. No acumulado da semana, o contrato do metal subiu 1,99%.

O movimento de queda do dólar ante rivais e dos juros dos Treasuries se intensificou no fim da manhã desta sexta-feira, quando Powell adotou tom mais dovish que os do demais dirigentes do Fed ao discursar sobre a política monetária da entidade e suas metas de inflação e emprego. Ainda que tenha admitido a possibilidade de início do tapering já neste ano, caso a economia siga evoluindo, Powell afirmou que a forte pressão nos preços se provará transitória, e que a variante delta do coronavírus é um risco no curto prazo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste cenário, e com um mercado de trabalho com alguma “fraqueza”, Powell avaliou que seria “especialmente prejudicial” caso um aperto monetário prematuro fosse realizado neste momento nos EUA.

Em relatório, a Capital Economics estima que a queda nos juros dos Treasuries pós-Powell não deve se sustentar, uma vez que o Fed deve, de fato, começar a reduzir os estímulos monetários em 2021. Pelo mesmo motivo, a consultoria projeta que o recuo do dólar será passageiro.

“Acreditamos que a expectativa por uma política mais restritiva do Fed em resposta à inflação persistentemente alta aumentará os rendimentos dos EUA e impulsionará o dólar dos EUA nos próximos meses, o que pesará sobre os preços de todas as commodities, mas principalmente do ouro”, conclui a Capital.

Web Stories

Ver tudo
<
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
>