Últimas notícias

Ouro fecha em queda, com juros dos Treasuries em alta após Fed

BC americano pode iniciar o processo de retirada gradual dos estímulos monetários ainda em 2021

Ouro fecha em queda, com juros dos Treasuries em alta após Fed
Foto: Pixabay

O ouro fechou em queda no mercado futuro nesta quinta-feira (23), no dia seguinte ao Federal Reserve (Fed) e seu presidente, Jerome Powell, sinalizarem que o BC americano pode iniciar o processo de retirada gradual dos estímulos monetários, conhecido como tapering, ainda em 2021. A mensagem provocou uma busca por ativos de risco e, consequentemente, os juros dos Treasuries subiram, o que tende a pressionar o preço do metal.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro recuou 1,63$, a US$ 1.749,80 por onça-troy.

O comunicado de política monetária divulgado ontem pelo Fed incluiu sinalizações de que o BC deverá reduzir a acomodação monetária adotada durante o choque da pandemia de covid-19, em mensagem que foi reforçada por Powell, que disse que há consenso para o cronograma do tapering, que pode “facilmente” começar em novembro, segundo ele.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As sinalizações do Fed ajudaram os rendimentos dos Treasuries a subirem hoje, o que prejudica o ouro, pois ambos os ativos concorrem entre si como reserva de segurança de operadores.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também assumiu postura mais hawkish em decisão de política monetária divulgada hoje, ainda que o BC britânico tenha decidido manter sua taxa de juros em 0,10% ao ano e o atual volume do seu programa de relaxamento quantitativo (QE), na avaliação do estrategista-chefe de mercado da SIA Wealth Management, Colin Cieszynski.

“Uma tendência mais hawkish dos bancos centrais melhora o valor do papel-moeda em relação a portos seguros como o ouro”, diz o analista.

Além das decisões monetárias, investidores ficaram mais otimistas com a situação da incorporadora imobiliária Evergrande, que passa por uma grave crise de liquidez. “Após o aviso da China para que governos locais se preparem para o potencial colapso da companhia, os mercados deixaram de temer um impacto sistêmico, o que é uma má notícia para o ouro”, avalia o analista Edward Moya, da Oanda, que também prevê um recuo do ouro para o patamar de US$ 1,7 mil em breve.