A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA, Grupo Pão de Açúcar) informou nesta quarta-feira (28), por meio de fato relevante, que recebeu de Jaime Gilinski, um bilionário banqueiro colombiano, uma oferta “não solicitada” e “não negociada previamente” com a administração, para aquisição da totalidade da participação da companhia no Almacenes Éxito (varejista colombiana), no valor de US$ 836 milhões (cerca de R$ 4 bilhões), a ser pago em dinheiro pela totalidade da participação de 96,52% que o GPA possui no Éxito.
A oferta é válida até 7 de julho de 2023. A aquisição se daria no contexto de uma oferta pública de ações (OPA) a ser lançada pelo comprador. Além da aprovação da OPA, a conclusão da transação requer a aprovação de outras agências regulatórias (incluindo antitruste) na Colômbia e em outras jurisdições.
Leia também
Mais cedo, o Casino, controladora do GPA, já havia fixado até a próxima segunda-feira, 3 de julho, o prazo final para receber novas ofertas de injeção de capital, em meio ao processo de reestruturação da dívida da empresa. O grupo almeja fechar um acordo preliminar com credores até 27 de julho.
Ainda segundo o comunicado divulgado pelo GPA, o comprador tem capacidade financeira para a aquisição e sua conclusão não está sujeita à obtenção de financiamento, mas às aprovações regulatórias da Superintendência Financeira da Colômbia (SFC) e da Bolsa de Valores da Colômbia (BVC).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A diretoria da companhia comunicou prontamente o recebimento da oferta para o conselho de administração, que se reunirá para avaliá-la, disse o GPA, em fato relevante, sem informar a data da reunião.