Últimas notícias

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem em setembro

Porém dispensas aumentaram ante uma mínima de 24 anos em setembro

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem em setembro
Fila de pessoas buscando emprego. Foto: Werther Santana/Estadão

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mas as dispensas aumentaram ante uma mínima de 24 anos em setembro em parte porque os hospitais demitiram funcionários não vacinados e a escassez de mão de obra forçou o fechamento de instalações.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 38 mil, para 326 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 2 de outubro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam 348 mil pedidos para a última semana.

As solicitações haviam aumentado por três semanas seguidas uma vez que a Califórnia transferiu pessoas para outro programa após o término da ajuda financiada pelo governo federal em 6 de setembro para maximizar seu acesso a benefícios a desempregados. A transferência aumentou os pedidos, embora reflita um movimento de um programa para outro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Fora da Califórnia, houve aumento nos pedidos relacionados à parada de fábricas automotivas em alguns Estados para tentarem lidar com a falta de semicondutores em meio a uma escassez global.

Isso sugere alguma moderação nas condições do mercado de trabalho. Relatório separado nesta quinta-feira da empresa de recolocação global Challenger, Gray & Christmas mostrou que os cortes de vagas anunciados por empregadores com base nos EUA aumentou 14%, a 17.895 em setembro. Ainda assim, as dispensas têm queda de 85% em comparação com setembro de 2020.

No mês passado as dispensas foram lideradas por empresas do setor de saúde/produtos, com 2.673 cortes anunciados. Desde que a vacina da Pfizer recebeu aprovação total da FDA, muitos locais de saúde implementaram exigências de vacinação.