O Banco Central da Reserva do Peru (BCRP) manteve a taxa básica de juros em 7,75%. Em comunicado, a instituição afirma que ainda não descartou a possibilidade de novas altas, condicionando futuros ajustes a novos dados sobre inflação, efeitos macroeconômicos e acontecimentos sociais recentes.
Leia também
O banco central peruano projeta uma tendência decrescente da inflação a partir de março, com retorno à meta no quarto trimestre de 2023, devido a moderação dos preços internacionais de alimentos e energia, reversão dos choques de oferta e redução nas expectativas inflacionárias de curto e longo prazo. No entanto, o BCRP alerta que a inflação deste mês ainda deve apresentar alta por “fatores conjunturais e estruturais”.
Em nota, o Conselho do BC peruano reafirmou seu compromisso em reduzir os preços, garantindo que irá “adotar as ações necessárias” para assegurar o retorno da inflação à meta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O Conselho permanece especialmente atento a novas informações sobre a inflação e seus determinantes, incluindo a evolução das expectativas inflacionárias e da atividade econômica, para considerar modificações adicionais na política monetária, caso necessário”, conclui o BCRP.
A próxima reunião monetária deve ocorrer no dia 13 de abril.