As ações da companhia Petrobras (PETR4) operam em queda de 2,06% às 11h50 desta sexta-feira (27), na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. No horário, os papéis eram cotados a R$ 25,66.
A Petrobras confirmou na tarde de quinta-feira (26) que o conselho de administração aprovou Jean Paul Prates como presidente da companhia. O mandato está previsto para até 13 de abril de 2023, mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria executiva. Prates também foi nomeado como conselheiro de administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas. Ele assumiu, nesta quinta-feira, ambos os cargos.
Em seu primeiro ato público como novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates gravou um vídeo para os funcionários da empresa em que afirma que vai trabalhar para que a estatal acelere sua diversificação rentável e promova uma “transição energética justa”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sobre a estatal
A Petrobras é uma empresa estatal de capital aberto, ou seja, com economia mista. A companhia foi fundada em 1953 e seu maior acionista é o governo brasileiro. Apesar das interferências políticas nos últimos anos, um relatório da gestora global Janus Henderson mostra que a Petrobras lidera a remuneração de proventos aos investidores.
A petroleira tem um conselho de administração cujos membros são eleitos pelos acionistas. A União federal é dona de mais da metade das ações da companhia, sendo assim o governo brasileiro o acionista majoritário da empresa.
O governo tem então a responsabilidade de indicar a maior parte dos conselheiros — que, por sua vez, têm a prerrogativa de escolher quem será o presidente da Petrobras e os sete diretores executivos da companhia. Esses profissionais definem a política de preços dos combustíveis e seus possíveis reajustes.
Publicidade