Últimas notícias

Petrobras aprova Andrade como conselheiro e CEO

O mandato como CEO terá prazo até 13 de abril de 2023

Petrobras aprova Andrade como conselheiro e CEO
A indicação de Paes de Andrade para a presidência da Petrobras foi feita em maio. (Fonte: Serpro/Reprodução)

A Petrobras informou que seu Conselho de Administração decidiu nesta segunda-feira, por maioria, nomear Caio Mário Paes de Andrade como conselheiro e o elegeu para o cargo de presidente-executivo da companhia.

Andrade vinha atuando como secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.

Ele foi escolhido para substituir José Mauro Coelho após descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com a política de preços da estatal, que já derrubou três CEOs.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em declaração entregue ao Comitê de Elegibilidade (Celeg), Andrade negou ter recebido qualquer orientação do governo para alterar a política atual de preços da Petrobras.

O executivo foi nomeado conselheiro até a próxima Assembleia Geral de Acionistas, enquanto o mandato como CEO terá prazo até 13 de abril de 2023, segundo fato relevante divulgado ao mercado.

Mais cedo, duas fontes com conhecimento do assunto haviam dito à Reuters que a aprovação havia ocorrido na reunião dos conselheiros.

A companhia não divulgou o placar da votação. Segundo duas fontes com conhecimento do assunto, sete conselheiros votaram favoravelmente para Andrade se tornar CEO.

Petroleiros acionistas minoritários da Petrobras protocolaram mais cedo uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários pedindo para a nomeação não ser concretizada.

Publicidade

Eles afirmam que o novo presidente não atende aos requisitos legais para ocupar o cargo e representa um risco à empresa e aos acionistas.

Caio é formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University.

Na área de petróleo e gás, Andrade atuou como conselheiro da estatal Pré-sal Petróleo SA (PPSA), mas deixou o posto assim que foi indicado para a Petrobras.