

A Petrobras (PETR3; PETR4) confirmou que o seu Conselho de Administração aprovou acordo com a Proquigel, subsidiária da Unigel, para o encerramento de “controvérsias contratuais” e “litígios” existentes entre as partes. A informação foi antecipada pelo Broadcast na semana passada.
O acordo prevê restabelecimento de duas fábricas de fertilizantes (Fafens), na Bahia e em Sergipe, e posterior retomada das operações pela Petrobras, após a realização de procedimento licitatório para contratação de serviços de operação e manutenção das referidas plantas.
A estatal reafirma que as tratativas com a Unigel objetivam “alcançar uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro”. Mas que, no entanto, o aval por parte do seu Conselho de Administração ainda “não produz efeitos”, porque depende de aprovação nas instâncias competentes da Proquigel, do cumprimento de condições precedentes, da assinatura por ambas as partes e da homologação pelo Tribunal Arbitral.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Somente após o atendimento de todas essas etapas o acordo será considerado celebrado”, destaca a Petrobras, em nota de esclarecimento enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Por fim, a Petrobras (PETR3; PETR4) reforça, conforme seu Plano de Negócios 2025-2029, que a retomada de atividades nos segmentos de fertilizantes busca capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética.