Uma sociedade entre Petrobras (PETR4; PETR3), Braskem (BRKM5) e Ultrapar (UGPA3), a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) vai se tornar a primeira biorrefinaria brasileira, segundo informou a Petrobras. A unidade, que foi a primeira refinaria construída no Brasil, assinou nesta segunda-feira um acordo de cooperação tecnológica com a Petrobras para realizar testes industriais para a geração de produtos petroquímicos e combustíveis de origem inteiramente renovável.
Leia também
Uma vez comprovado o êxito, o contrato de licenciamento da tecnologia da Petrobras já foi negociado. A estatal irá investir cerca de R$ 45 milhões no projeto. “A tecnologia representa uma nova fronteira para o biorrefino no País”, destacou a estatal em nota.
O primeiro teste industrial está previsto para o próximo mês de novembro, devendo durar até cinco dias. O segundo, será realizado em junho de 2024.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, os testes na RPR demonstram o compromisso da companhia com a transição energética: “A Petrobras é pioneira no desenvolvimento de tecnologia capaz de impulsionar oportunidades para o biorrefino no Brasil”, afirmou.
“Em parceria com os nossos sócios na Refinaria de Petróleo Riograndense, estamos avançando e perseguindo a descarbonização dos nossos processos, gerando produtos com conteúdo renovável, mais sustentáveis e eficientes para a sociedade”, completou o presidente.
A tecnologia que será utilizada foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras.
Atualmente, a RPR tem como principal atividade a produção e comercialização de derivados de petróleo, especialmente gasolina, óleo diesel, nafta petroquímica, óleo combustível, GLP (gás de cozinha), além de outros derivados. Seu mercado de atuação concentra-se na Região Sul do Brasil, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul. A refinaria tem capacidade de processamento instalada de 17 mil/barris/dia.
Publicidade
Com o sucesso da iniciativa, a RPR será a primeira refinaria na América Latina a ser convertida para operar como uma biorrefinaria e processar insumos de origem 100% renovável.