Publicidade

Tempo Real

Novas políticas colocam Petrobras (PETR3; PETR4) mais perto da estrutura ideial de governança

A estatal registrou 96% de atendimento às regras sugeridas pelo CGBC este ano, maior número desde 2019

Novas políticas colocam Petrobras (PETR3; PETR4) mais perto da estrutura ideial de governança
Petrobras. (Foto: Wilton Junior/Estadão)

A Petrobras (PETR3; PETR4) registrou este ano 96% de atendimento às regras sugeridas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa (CGBC), o maior índice desde 2019, e dois pontos acima do registrado no ano passado (94%), disse a estatal nesta quinta-feira (8). O CBGC reúne princípios, práticas e fundamentos recomendados para a governança corporativa de companhias de capital aberto.

De acordo com a petroleira, o aumento de dois pontos percentuais se deu, principalmente, por conta da melhoria da Política de Transação com Partes Relacionadas, aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, em 26 de julho. A política estabelece regras para o processo de tomada de decisão adequado e diligente em transações com partes relacionadas, como outras empresas estatais federais.

“Os ajustes na política permitiram uma melhoria na pontuação da Petrobras no Informe CGBC, que observa o cumprimento do modelo de governança e o grau de adesão às práticas recomendadas. Essa pontuação é baseada em uma autoavaliação corporativa, preenchida e arquivada anualmente, obrigatória para todas as sociedades listadas na B3“, informou a estatal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2023, a média geral das empresas era de 65,3% de aderência ao CBGC, sendo que as estatais apresentaram uma média de 77,8% e o setor de óleo e gás, de 76,7%.

“A melhoria na pontuação é resultado do esforço de diversas áreas da companhia para manter e aprimorar processos internos, de modo a estar cada vez mais alinhada às melhores práticas de governança e alcançar a ambição de ser referência em ética, integridade e transparência, conforme previsto no Plano Estratégico 2024-2028”, afirmou, em nota, o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras (PETR3; PETR4), Mario Spinelli.

*Com informações do Broadcast