O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, afirmou que o lucro da estatal em 2022, de R$ 188,3 bilhões, foi “excepcional” e que não será necessário “pressionar a população brasileira” para continuar satisfazendo os investidores.
Leia também
“Ninguém pode ser contra o lucro, o que se pode ter são reservas sobre a distribuição desse lucro. O que discutimos com o acionista majoritário, que é o governo, é que por vezes uma empresa de petróleo tem um lucro exorbitante e não é criticado por isso, mas sim por não fazer a provisão para um período de vacas magras”, disse Prates, em entrevista à GloboNews, na noite desta quarta-feira, 22.
O lucro “excepcional”, segundo Prates, ocorreu por causa de três fatores: a vigência do preço de paridade de importação (PPI), a venda de ativos e um ambiente internacional favorável.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O presidente da Petrobras sinalizou ainda que poderá provisionar recursos para autofinanciar projetos. “Nenhum banco empresta dinheiro para uma empresa de petróleo furar um poço, precisamos de provisões para fazer avanços em áreas de alto risco.”