![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![(Imagem: chanjaok1, em Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2024/01/petroleo-fogo-chamine-plataforma_310120245152.jpeg-e1706792866974.webp)
O petróleo abriu o dia em alta, mas passou a cair no fim da manhã desta sexta-feira (14), com avanço nas conversas entre Ucrânia e Rússia por um acordo que encerre a guerra. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ter tido um “bom encontro” com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o enviado especial do país Keith Kellogg. A reunião ocorreu na Alemanha, durante a Conferência de Segurança de Munique. A queda foi acelerada por notícia de que juiz ordenou ao governo Trump que descongele ajuda externa.
O barril do petróleo WTI para março fechou em queda de 0,77% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 70,74, enquanto o do Brent para abril caiu 0,37% na Intercontinental Exchange (ICE), a US$ 74,74.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse ontem que o país atingiria Moscou com sanções e potencialmente ações militares se o presidente russo Vladimir Putin não concordasse com um acordo de paz com a Ucrânia que garantisse a independência de Kiev no longo prazo. Vance também acusou o Wall Street Journal de distorcer suas declarações sobre o possível envio de tropas americanas para a Ucrânia, caso a Rússia não aceitasse negociar o fim do conflito. “Essa guerra é entre a Rússia e a Ucrânia”, disse ele.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mercado também monitora notícia de que o governo de Donald Trump vai conceder sua primeira aprovação para um projeto de exportação de gás natural liquefeito (GNL), revertendo suspensão da gestão Biden.