Pix Parcelado pode ampliar acesso ao crédito no Brasil. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A Fitch Ratings acredita que o Pix parcelado, nova modalidade de pagamento que oferece parcelamento e crédito aos brasileiros, pode intensificar a concorrência com cartões de crédito, remodelar a economia do setor varejista e bancário e estimular a inovação fintech em meio à maior digitalização dos meios de pagamentos.
Para a agência, a potencial disrupção e implicações do produto dependerão de como cada instituição financeira e rede de pagamento com cartão se adaptam e até que ponto oferecem produtos competitivos e aproveitam dados para uma gestão de crédito eficiente, o que exigirá maior investimento em tecnologia, destaca.
“O sistema Pix do Brasil rapidamente se tornou parte integrante do ecossistema de pagamentos do País, com mais de 90% da população bancária utilizando a plataforma”, ressalta a Fitch em relatório.
Esperado para ser lançado este mês, o Pix parcelado é considerado a maior melhoria da plataforma desde seu início em novembro de 2020, já que a modalidade agora não é apenas um meio de pagamento, mas um sistema que também oferece crédito, com pagamentos vinculados a uma conta bancária ou cartão de crédito, afirmam os analistas Pedro Carvalho, Claudio Gallina e Laura Kaster.
“O produto permitirá que bancos ou outras instituições financeiras não bancárias e fintechs cobrem juros, ao contrário das ofertas atuais de cartões como ‘parcelado sem juros’, onde o banco assume o risco de crédito do cliente, mas não recebe juros”, enfatizam no documento. Eles acrescentam que os comerciantes recebem o valor total da transação instantaneamente, eliminando o risco de crédito e minimizando preocupações com capital de giro.
“Isso pode ser preferível às vendas parceladas tradicionais via cartões de crédito, que muitas vezes atrasam o pagamento total e impõem taxas de processamento”, escreve a agência.
A Fitch diz ainda que os pagamentos parcelados do Pix competirão diretamente com os cartões de crédito que, na visão da equipe, continuarão a evoluir à medida que os players do mercado redesenham suas ofertas de produtos para se adaptar ao ambiente competitivo.
Conforme a agência, as fintechs estão bem posicionadas para se beneficiar da inovação e inclusão aceleradas. Ao integrar a nova funcionalidade, elas podem expandir as ofertas de crédito para populações desatendidas, desenvolver ferramentas inovadoras de orçamento e competir com bancos tradicionais. “A menor dependência das redes de cartões de crédito permitirá que bancos e fintechs simplifiquem operações e reduzam custos”, conclui a Fitch.