Mais da metade dos brasileiros (55%) das classes A, B e C não possuem planejamento financeiro, segundo pesquisa “A relação dos brasileiros com dinheiro” feita pela Nexus. O levantamento revela que o planejamento financeiro está muito ligado à idade das pessoas.
Quanto mais jovem, maior o porcentual de interesse por uma segurança futura. Dos entrevistados, com idades entre 16 a 24 anos, 72% responderam que têm planejamento financeiro. Por outro lado, entre as pessoas com mais de 60 anos, apenas 23% disseram planejar suas finanças.
O maior equilíbrio é visto entre 25 a 40 anos: 51% têm planejamento e 49% não possuem. Há uma diferença por classe social também: 86% dos entrevistados que pertencem à classe A possuem planejamento financeiro.
A pesquisa da Nexus também mostrou que metade (50%) dos entrevistados disse nunca (24%) ou raramente (26%) conseguir guardar dinheiro de forma regular. Outros 16% responderam às vezes, 19% conseguem guardar dinheiro de forma regular na maioria dos meses e 15%, em todos os meses.
“Quem têm menos estudo costuma ocupar cargos que ganham menos, daí o alto índice desses brasileiros nas classes A, B ou C com muita dificuldade em poupar. Já entre os mais jovens, que usualmente ainda possuem algum tipo de auxílio financeiro da família, mais da metade consegue economizar, pelo menos, na maioria dos meses”, destaca o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
A pesquisa incluiu dados por região do Brasil, mostrando que entre os moradores do Sul 79% dos entrevistados planejam suas finanças, enquanto no Nordeste esse número chega a 45% e no Sudeste a 43%. Norte e Centro-Oeste ficaram com 40% dos entrevistados planejando suas finanças.