Publicidade

Tempo Real

PMI composto do Brasil sobe em janeiro

PMI composto subiu de 49,1 em dezembro para 49,9 em janeiro

PMI composto do Brasil sobe em janeiro
Foto: Envato Elements

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil subiu de 49,1 em dezembro para 49,9 em janeiro, informou  a S&P Global nesta sexta-feira (03). O resultado mantém o indicador abaixo do nível neutro, de 50 pontos, o que sinaliza contração.

O PMI específico de serviços recuou de 51,0 em dezembro para 50,7 em janeiro, a taxa de expansão mais fraca neste período.

Para a diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima, o desempenho de serviços perdeu fôlego em relação a 2022, ainda que apresente expansão. Ela pontua que “o setor de serviços do Brasil conseguiu manter a cabeça acima da água no início de 2023, sustentando o crescimento de novos negócios e produção quando foram registradas contrações no setor industrial”, mas, pondera que “as taxas de expansão foram, na melhor das hipóteses, brandas e as mais lentas em 20 meses, com uma retomada iminente a curto prazo parecendo altamente improvável”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diversos fatores estão diminuindo a demanda interna de serviços, na avaliação de Lima, como “custos de empréstimos mais elevados, inflação, incerteza fiscal e questões políticas”. Lima observa que “as empresas estavam preocupadas que tais problemas pudessem afetar negativamente as perspectivas de crescimento”, mas havia, no segmento empresarial, “um sentimento geral de que a atividade de negócios aumentaria ao longo dos próximos 12 meses caso houvesse cortes nas taxas de juros, inflação contida e uma melhora no cenário econômico.”

Lima conclui que, “por enquanto, a probabilidade de que a política monetária seja atenuada e a inflação recue é muito baixa”. Além disso, ela observa que os índices de preços do PMI apresentaram aumentos “mais fortes” nos preços de insumos e preços de venda, “em parte devido ao real mais fraco e à retomada do ICMS“.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>