Publicidade

Últimas notícias

Powell, do Fed, diz que o foco é voltar a inflação à meta de 2%

Para Powell, o objetivo em Jackson Hole foi fazer um discurso focado em inflação, mais direto e mais curto

Powell, do Fed, diz que o foco é voltar a inflação à meta de 2%
Jerome Powell, presidente do Fed. Foto: Nate Palmer/The New York Times

(Aline Bronzati, Estadão Conteúdo) — O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reforçou o foco da autoridade monetária em controlar os preços na maior economia do mundo e voltar a inflação à meta de 2%. “Nós precisamos agir agora com firmeza, fortemente como temos feito e nós precisamos manter esse trabalho de controle da inflação até que eles esteja concluído”, disse ele, em debate na 40ª Conferência Anual Monetária do Cato Institute.

Nesse sentido, Powell afirmou que vê a possibilidade de evitar custos sociais do passado “muito altos” que a gestão de Paul Volcker e o Fed tiveram no passado de colocar em jogo para baixar a inflação e a preparação para um longo período de estabilidade de preços.

De acordo com Powell, o objetivo no simpósio de Jackson Hole foi fazer um discurso focado em inflação, mais direto e mais curto. “A mensagem realmente era de que o Fed tem uma responsabilidade de inflação de 2% ao longo do tempo”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente do Fed alertou que, quanto mais tempo a inflação ficar acima da meta, maior será o risco de que preços elevados se tornem o novo normal na maior economia do mundo, tornando-se mais caro trazê-los para baixo. “A história adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política monetária“, emendou Powell, acrescentando que, atualmente, as expectativas de inflação estão bem ancoradas no longo prazo.

Web Stories

Ver tudo
<
>