O Itaú Unibanco (ITUB4) deve continuar distribuindo o dividendo mínimo, sobre 25% do resultado, diante das mudanças nas regras de capital previstas para os próximos anos. O presidente do banco, Milton Maluhy, afirmou que o capital deve seguir crescendo, ainda assim.
Leia também
“Continuaremos distribuindo dividendo mínimo, porque há incertezas sobre Basileia”, disse ele em coletiva de imprensa para comentar os resultados do banco no primeiro trimestre, divulgados nesta segunda-feira, 8.
Maluhy destacou que, na implementação de Basileia III, por exemplo, há a questão do risco operacional, fator que será inserido nos cálculos de capital, mas sobre o qual pairam incertezas. Uma delas está relacionada aos riscos trabalhistas, que no Brasil são estruturalmente maiores, e que ainda não se sabe como serão contabilizados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Continuamos vendo crescimento da base de capital, mas com desafios”, afirmou o executivo. A Basileia do Itaú cresceu desde o ano passado, chegando a 15% em março.
O executivo não descartou a utilização do excesso de capital em aquisições. “Sempre estaremos atentos a oportunidades, o banco tem um DNA associativo”, disse ele. No ano passado, o Itaú comprou fatias das corretoras Ideal e Avenue.