Plataforma da Prio (PRIO3) no campo de Polvo. (Imagem: Prio)
A Prio (PRIO3) assinou contrato com a Shape Digital, desenvolvedora de soluções digitais impulsionadas por Inteligência Artificial (IA), para a implantação do Shape Lighthouse, plataforma de Gestão Inteligente de Ativos voltada ao aumento da confiabilidade operacional, redução dos custos de manutenção e à maximização da produção, informou a Shape Digital à Broadcast.
A tecnologia será aplicada nas três plataformas de produção dos campos de Albacora Leste, Frade e Tubarão Martelo, todas na bacia de Campos. “Juntas, essas unidades operam em FPSOs (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) com capacidade de processamento de até 380 mil barris de petróleo por dia e armazenamento superior a 1 milhão de barris”, disse a empresa em nota nesta segunda-feira, 27.
De acordo com a Shape Digital, a plataforma Shape Lighthouse é capaz de antecipar e mitigar falhas antes que se tornem críticas, permitindo uma redução de por volta de 15% nas paradas operacionais indesejadas das unidades e redução substancial de custos.
“As unidades serão monitoradas pela maior biblioteca offshore de algoritmos de predição de falhas, de propriedade da Shape, composta por mais de 200 modelos baseados em inteligência artificial e equações de engenharia. Esse acervo reflete o conhecimento operacional acumulado a partir de anos de monitoramento de cerca de 30% da produção nacional de óleo e gás”, afirmou a Shape.