O conglomerado formado pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan liderou mais uma vez o ranking de reclamações feitas pelos clientes das maiores instituições financeiras do País. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Banco Central mostra os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2023.
Leia também
A análise leva em conta o número de reclamações consideradas procedentes e o total de clientes de cada banco. Quanto maior for a pontuação, pior é o desempenho da instituição no ranking. O conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, por exemplo, ficou com nota 71,87, recebendo 1.608 reclamações, em uma base de clientes de quase 22,4 milhões.
Na sequência, vieram Banco Inter, com nota 33,24, e C6 Bank, com 29,09. Vale destacar que o levantamento inclui as 15 instituições com maior número de usuários. Entre as melhores avaliadas, estão o Ame Digital, com 4,53, o Nubank, com 6,58, e o Banco do Brasil, com 8,59.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Caixa Econômica Federal, instituição com maior número de clientes entre as listadas, teve o quinto melhor desempenho, com nota 11,25. Ao todo, ela recebeu 1.687 reclamações, tendo quase 150 milhões de usuários.
Entre as principais queixas registradas no período, estão irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.952 reclamações) e as ofertas ou prestações de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (1.191 reclamações).