Publicidade

Tempo Real

Recuo da Rússia reduz temor de guerra, impulsiona bolsas e derruba petróleo

Recuo da Rússia reduz temor de guerra, impulsiona bolsas e derruba petróleo
Foto: Envato

Em meio à redução da tensão entre Rússia e Ucrânia, as atenções nesta terça-feira estarão na votação no Senado dos Estados Unidos das indicações de integrantes do Federal Reserve, incluindo a do presidente Jerome Powell. Ainda no país será divulgado o índice de preços ao produtor (PPI) de janeiro.

No Brasil, o destaque é o IGP-10 de fevereiro. E o Tribunal de Contas da União retoma o julgamento da privatização da Eletrobras.

No exterior, a notícia sobre a retirada de parte das tropas russas próximas da fronteira com a Ucrânia, tranquiliza os mercados globais, impulsionando os futuros das bolsas de Nova York e as bolsas europeias, enquanto os juros dos Treasuries passaram a subir e o petróleo cai mais de 2%. Já o dólar perdeu força ante moedas rivais e emergentes. EUA e aliados ocidentais ameaçavam impor sanções à Rússia se houvesse a invasão do território ucraniano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Ásia, no entanto, as bolsas fecharam em baixa, ainda sob o efeito do medo de uma guerra entre os dois países e após o Produto Interno bruto (PIB) do Japão ter ficado abaixo do esperado. No Brasil, o bom humor nos mercados internacionais diante da percepção de menor risco de uma guerra entre Rússia e Ucrânia deve favorecer os negócios locais num dia de agenda mais fraca.

A forte queda do petróleo pode pesar nas ações da Petrobras, mas por outro lado o investidor pode mirar mais a notícia de que a estatal saiu vitoriosa no Supremo Tribunal Federal (STF) em um processo trabalhista bilionário.

O mercado também digere declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que reforçou que a autoridade monetária irá usar os instrumentos necessários para combater a inflação.

Na política, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou que o mercado financeiro passou a ser menos receoso com o resultado da eleição de outubro, em resposta a uma pergunta da jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, sobre o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral para o Planalto.

Publicidade

Líderes da Câmara recebem hoje o texto do relator do PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Há um empenho do presidente da Casa, Arthur Lira, de avançar com a proposta, principalmente por um apelo dos ministros do Supremo Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

AGENDA

PPI DOS EUA E IGP-10 NO FOCO – A agenda desta terça-feira traz a votação das indicações de Jerome Powell (presidente), Lael Brainard (vice-presidente), Sarah Bloom Raskin (vice-presidente de Supervisão), Lisa Cook (conselheira) e Philip Jefferson (conselheiro) ao Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), às 16h15. Nos Estados Unidos, é divulgada ainda a inflação ao produtor (PPI) de janeiro e índice de atividade industrial Empire State, ambos às 10h30 . No Brasil, destaque ao IGP-10 de fevereiro. A mediana das estimativas aponta para alta de 1,97% na margem, de 1,79% em janeiro. O Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h00). Após o fechamento dos mercados tem o balanço da PetroRio.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>