Publicidade

Tempo Real

Reino Unido: Hunt anuncia aumento de impostos, para frear recessão

Anúncio do ministro de Finanças faz parte do planejamento fiscal do governo do primeiro-ministro Rishi Sunak

Reino Unido: Hunt anuncia aumento de impostos, para frear recessão
Jeremy Hunt, novo ministro das Finanças do Reino Unido | Foto: Andy Rain | EFE

O ministro de Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, fez novos anúncios sobre o planejamento fiscal do governo do primeiro-ministro Rishi Sunak, em discurso no Parlamento britânico nesta manhã de quinta-feira (17). De acordo com ele, os novos planos devem tornar a recessão econômica no país “mais rasa” e o aumento do desemprego “menor”.

Entre as principais mudanças planejadas, o governo vai reduzir o piso da alíquota máxima de 45% do imposto de renda, de 150 mil libras a 125,140 mil libras por ano, e aumentará a taxa a ser paga sobre lucros inesperados de empresas do setor de petróleo e gás, de 25% a 35%. O novo piso do IR britânico terá prazo inicial de dois anos, enquanto a taxa sobre lucros inesperados do setor energético vigorará de janeiro de 2023 a março de 2028, segundo Hunt.

Downing Street ainda vai reduzir o subsídio de dividendos, de 2 mil libras atuais para 1 mil libras no próximo ano e, em seguida, para 500 libras em abril de 2024, anunciou o ministro. O plano fiscal do governo contém também metas, como reduzir a dívida pública sobre o PIB a partir do quinto ano do período de rolagem. Ele ainda destacou que, apesar das reformas no imposto, as alíquotas cobradas sobre a renda dos britânicos não foram alteradas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Enquanto um governo do partido Conservador, não deixaremos nossa dívida para as gerações futuras”, afirmou o ministro, sob protestos da oposição Trabalhista. De acordo com Hunt, as prioridades do governo são “estabilidade, crescimento e serviços públicos”.

Hunt ainda destacou as novas projeções do Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês) do Reino Unido, uma agência independente do governo. Segundo ele, a entidade crê que a economia britânica está em recessão. O OBR projeta crescimento do PIB de 4,2% em 2022, e contração de 1,4% em 2023. Já a inflação deve ficar em 9,1% este ano e 7,4% no próximo. Por fim, a taxa de desemprego terminará 2022 em 3,6% e atingirá 4,9% em 2024, destacou Hunt.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>